SóProvas


ID
2775895
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para Celso Furtado, “Cada um dos problemas referidos – técnica de produção, criação de mercado, financiamento, mão-de-obra – pôde ser resolvido no tempo oportuno, independentemente da existência de um plano geral preestabelecido. O que importa ter em conta é que houve um conjunto de circunstâncias favoráveis sem o qual a empresa não teria conhecido o enorme êxito que alcançou.”

(FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil.)


Em relação à economia açucareira no período colonial, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e) Duarte Coelho assumiu um papel agressivo no lançamento do empreendimento açucareiro na Capitania de Pernambuco, trazendo para esta artesãos e especialistas das ilhas do Atlântico.

  • Com a dificuldade de mão de obra local, os índios não eram suficientes, Duarte Coelho solicita à Coroa, uma autorização para importar escravos africanos, uma vez que já era hábito o tráfico de escravos na Península Ibérica. A expansão dos canaviais e a produção de açúcar atraiu comerciantes e militares que pretendiam enriquecer. Vinham Judeus, italianos, alemães, holandeses, entre outros.

    Olinda prosperou, ganhou fama, que em 24 de novembro de 1550, quando foi criado um governo Geral no Brasil, com sede em Salvador, Pernambuco ficou fora da jurisdição do governador Tomé de Souza. Em 1541 Duarte Coelho vai a Portugal buscar financiamento para seus empreendimentos. Em 1553 leva seus filhos Duarte e Jorge para estudarem no Reino. Sua esposa Dona Brites, assumia o governo, com apoio de Jerônimo de Albuquerque.

  • Os judeus participaram da produção do açúcar?

  • Podemos dizer que das 15 capitanias-hereditárias, prosperaram principalmente São Vicente, de Martim Afonso de Souza, e Pernambuco, de Duarte Coelho, ambas devido ao cultivo da cana-de-açúcar. O fracasso do sistema administrativo levou a Coroa a conciliá-lo com outra estrutura, o governo-geral.

  • porque agressivo ?

  • A) Portugal já tinha experiência com a exploração de açúcar, há algumas décadas, tanto nas ilhas do Atlântico, como: Açores, Cabo Verde, Ilhas da Madeira e São Tomé e Príncipe