-
A "retirada das estantes e passagem para a reserva" não seria o desbastamento e não o descarte?
-
Também fiquei com essa dúvida, Julio...
-
Marta Alonso escreveu em seu artigo, publicado na R. Bibliotecon. de 1988, o seguinte:
"Descarte: seleção negativa do material bibliográfico existente em uma biblioteca e que não atende mais às necessidades do usuário. Pode resultar em remanejamento, doação ou permuta, venda ou eliminação."
-
Nossa! Essa literatura vasta é boa por um lado, mas ruim por outro. Precisamos aprender o modo de pensar de TODOS os autores, credo.
-
Pode confundir um pouco pois tem autor que inclui o desbaste como parte do descarte e tem outros que separam as duas coisas.
-
Não me conformo com o gabarito dessa questão! Vergueiro deixa claro que o processo se refere a desbastamento!!! Alguém conhece algum autor que se refere ao conceito como descarte?
-
Destruição do documento foi forte!
-
Gente... alguns anos depois e volto aqui na questão pra dizer que essa foi retirada da obra mais básica da bibliografia de Biblioteconomia: o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Foi um copia e cola.
"descarte de-accessioning, deaccession, deselection, discard, negative selection, weeding, withdrawal BIB "operação que consiste em separar ou retirar do acervo de uma biblioteca, os documentos supérfluos, antiquados ou que não se acham em condições de uso. Os documentos retirados devem ser registrados no inventário, como baixas no acervo" (BUO, p. 161). Há três tipos de descarte: a) retirada das estantes e passagem para a reserva; b) retirada do acervo e doação; c) destruição (eliminação) do documento depois de avaliação criteriosa; abate (POR), destruição de documentos (BIB)."
-
Aff! Se nem os doutrinadores se entendem em Biblioteconomia, como eu, uma simples bibliotecária vai entender?????????????????