-
C
-Apesar da força do movimento ,o Congresso sob o comando dos militares resistiu e em 26 de abril de1984a Emenda Dante de Oliveira foi rejeitada, adiando o fim do regime militar.
-
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de 2 de março de 1983, mais conhecida como Emenda Constitucional Dante de Oliveira, decidiria sobre o restabelecimento das eleições diretas para presidente da república no Brasil após 20 anos de regime militar, foi derrubada em votação na Câmara dos Deputados na noite de 25 de abril de 1984.
Houve 298 votos a favor, 65 contra, 113 ausências e 3 abstenções. Por ser emenda constitucional, seria necessário a aprovação de dois terços da casa (320 votos). Com a derrota, por apenas 22 votos, a emenda nem sequer foi apreciada pelo Senado Federal e assim terminou a mobilização causada pela campanha das Diretas Já.
-
Qual o erro da letra D ?
-
Paloma Nicknig eu acho que o erro está na citação "contribuiu para a escolha do presidente seguinte pelo voto popular" visto que o proximo presidente foi escolhido por votação indireta e nao pelo voto popular.
-
Leonardo Miranda de Carvalho, exato mano. As eleições foram indiretas para Tancredo Neves em 1984,porem quem assumiu foi José Sarney (sendo o 1º presidente civil após regime militar).
-
O ERRO DA LETRA D é que a eleição seguinte foi INDIRETA ... TANCREDO NEVES X PAULO MALUF
-
o erro da alternativa B é dizer que o PMDB era maioria no CONGRESSO, o que está errado. O PMDB era maioria da Câmara, mas no Senado, o partido ARENA tinha maioria, graças à lei Falcão que criou os senadores senadores biônicos.
-
Em março de 1983, o Deputado Dante de Oliveira (PMDB do Mato Grosso), eleitos em 1982, apresentou a proposta de Emenda à Constituição de 1967, a que estava vigente no Brasil. Se aprovada, essa alteração provocaria o fim do Colégio Eleitoral, um dos órgãos de controle dos processos políticos utilizada pelo Regime Militar e que era responsável por escolher o Presidente da República. Isso porque, essa Proposta de Emenda à Constituição Brasileira (PEC nº05/1983) determinava o restabelecimento das eleições diretas para a Presidência da República para eleger, já em 1985, o sucessor do então Presidente general João Figueiredo. A PEC ficou conhecida como EMENDA DANTE DE OLIVEIRA ou EMENDAS DAS DIRETAS JÁ!
Na véspera da votação da Emenda Dante de Oliveira, Figueiredo decretou Estado de Emergência em Brasília e forças militares cercaram o Congresso Nacional.
Antes da votação, um blecaute no Distrito Federal e em alguns municípios limítrofes durou duas horas. Os manifestantes das caravanas de diversos estados, que estavam em Brasília para acompanhar a votação, foram violentamente reprimidos pela polícia.
A PEC Dante de Oliveira obteve 22 votos a menos do que o mínimo necessário para ser aprovada.