SóProvas


ID
2776135
Banca
SELECON
Órgão
SECITEC - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No campo da ética, quando uma pessoa expressa um juízo de valor ela está avaliando:

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, tendo como base fatores culturais, sentimentais, ideologias e pré-conceitos pessoais, normalmente relacionados aos valores morais.

    Fonte:
    Minhas anotações

  • Um juízo de valor é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal. Como generalização, um juízo de valor pode referir-se a um julgamento baseado num conjunto particular de valores ou num sistema de valores determinado. Um significado conexo de juízo de valor é o de um recurso de avaliação baseado nas informações limitadas disponíveis, uma avaliação efetuada porque uma decisão deve ser tomada independentemente de estar em função da utilidade, da estetica, da moral, ou de qualquer outro critério valorativo.


    Fonte: Wikipédia

  • (B)


    Juízo de valor é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo.

  • Gabarito: B

    Juízo de fato e de valor:

    Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, falarmos: “A chuva é boa para as plantas” ou “A chuva é bela”, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor.

    Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes. Diferentemente deles, os juízos de valor - avaliações sobre coisas, pessoas e situações - são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.

    Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis.

    Fonte: Convite à Filosofia, Marilena Chauí (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf)

  • A moral é objeto de estudo da ética. Falou em refletir, analisar ou fazer uma juízo de valor sobre determinado acontecimento/ação, falou em ética.

  • A princípio, para o aluno que não está familiarizado com o tema, a questão poderia até parecer apresentar alguma dificuldade. Note, porém, que as alternativas não apresentam respostas relacionadas ao nosso estudo da ética, restando apenas a letra “b” como razoável.

    Ora, o juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, baseando-se em fatores culturais e ideológicos, dentre outros fatores, o que torna a letra b, de fato, a nossa resposta.

    Resposta: B

  • Letra B

    Um juízo de valor é algo, baseado num ponto de vista pessoal. Sendo assim são valores temporários, culturais e ou relativos e esses conceitos são interligados (filosoficamente) ao conceito de moral.

    Foco, força e fé!