SóProvas


ID
2776537
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a espécie florestal mais utilizada, embora com certas restrições, para a recuperação de áreas degradadas.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber qual a fonte que a banca usou para fazer essa questão, em MG pelo menos não é nem de longe recomendado o uso de Leucena.

  • Recuperação de áreas degradadas com Leucena? hahahahaha

  • Vejam esse estudo:


    Leucaena leucocephala (leucena) é espécie leguminosa exótica que tem sido frequentemente cultivada no Brasil para recuperação florestal, uma vez que apresenta simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio, melhorando a fertilidade dos solos. O potencial de invasão e persistência da leucena foi analisado a partir de um plantio misto, efetuado em 1983 em terreno com afloramento rochoso, parte do mosaico de uma paisagem dominada por matriz agrícola, com alguns fragmentos remanescentes de floresta estacional semidecidual e plantios arbóreos diversos.


    Uma vez que nenhum indivíduo de L. leucocephala foi registrado entre os 4.599 amostrados além dos limites da área onde a espécie foi plantada, a conclusão é de que a espécie não está se comportando como invasora de ecossistemas naturais nessa condição ambiental, enquadrando-se melhor como ruderal. A análise da comunidade em regeneração sob as árvores plantadas evidenciou que a proporção da espécie exótica, que é intolerante à sombra, tende a diminuir com o tempo, ainda que lentamente, perdendo espaço para espécies nativas tolerantes, que poderão ocupar o dossel no futuro.


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622010000500008

  • Questão muito controversa, mesmo que haja um ou outro estudo científico alegando que Leucena não se comporta como invasora, não é uma comprovação científica e nem consenso majoritária na comunidade, pelo contrario, a maioria ainda entende que a Leucena é exótica invasora.

  • Usar leucena em 2016???? kkkkkkk que banca mais sem vergonha. Se a questão fosse dos anos 80 tudo bem.