SóProvas


ID
2776789
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A medição de distâncias de forma direta, utilizando por exemplo uma trena de plástico ou de lona, está sujeita a erros de precisão.

Assinale a opção que indica um aspecto que não influencia no erro da medida da distância.

Alternativas
Comentários
  • E) UMIDADE

  • a. Tensão - É o que causa a catenária, sendo dificil de manter as tensões, provoca variações do comprimento;

    b. horizontalidade - Erro cometido quando a trena não é colocada em nível nos dois pontos;

    c. Alinhamento - Quando o balizeiro fica fora do ponto ou com a baliza inclinada;

    d. Temperatura - Causa a dilatação ou contração das trenas;

    e. umidade

  • A Topografia trata-se de uma área responsável por estudar as características naturais e/ou artificiais de um terreno, no contexto altimétrico e planimétrico. Nesse contexto, a ABNT NBR 13133 (1994) é a norma técnica que norteia a execução de levantamentos topográficos. Nesse contexto, faz-se importante definir inicialmente que o levantamento topográfico consiste no “conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas" (ABNT NBR 13133, 1994).

     

    Diferentes tipos de medidas podem ser realizados durante o desenvolvimento de um levantamento topográfico. As principais são:

     

    - Medidas diretas: realizadas diretamente em equipamento;

     

    - Medidas indiretas: oriundas de cálculos e/ou equações utilizando, indiretamente, dados lidos em equipamentos;

     

    - Medidas eletrônicas: medidas fornecidas por equipamentos que possuem processador de leitura eletrônico, eliminando o erro associado à leitura do operador;

     

    - Medidas combinadas: mesclam mais de um tipo de medida dentre os citados acima.

     

    Na execução de medidas diretas por meio de trenas, há uma série de erros que podem ocorrer. Acerca dos citados pelas alternativas, tem-se que:

     

    - Tensão: erro que acontece quando são aplicados esforços de tração nas extremidades da trena, ocasionando variações na catenária (curvatura longitudinal da trena devido ao seu peso próprio) e, consequentemente, no comprimento medido;

     

    - Horizontalidade: erro cuja ocorrência se dá quando a trena não é disposta com as duas extremidades na mesma cota vertical (nível), causando distorções. Ou seja, ao invés de se medir um comprimento puramente linear, surge um acréscimo de comprimento devido à falta de horizontalidade entre os extremos da trena;

     

    - Alinhamento: também chamado de desvio lateral, trata-se de um erro que ocorre quando a extremidade da trena situa-se fora do alinhamento a ser medido;

     

    - Temperatura: tal fator causa variações dimensionais nos materiais, acarretando erros nas medidas. Especificamente, elevações de temperatura causam dilatação e reduções de temperatura provocam contração.

     

    Por fim, a umidade consiste numa medida da quantidade de água presente no ar na forma de valor. A umidade não influencia no erro de medida diretas utilizando trenas. Logo, a alternativa E deve ser assinalada.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13133: Execução de levantamento topográfico. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.