SóProvas


ID
2777254
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5, que o Transtorno da personalidade esquizoide corresponde a um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem

Alternativas
Comentários
  • O Pensamento - Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.

    O Sentimento - Tipos sentimentais são orientados para o aspecto emocional da experiência. Eles preferem emoções fortes e intensas ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental. Para ela, tomar decisões deve ser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valores do bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo. 
    A Sensação - Jung classifica a sensação e a intuição juntas, como as formas de apreender informações, diferentemente das formas de tomar decisões. A Sensação se refere a um enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos. A Sensação reporta-se ao que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. É a experiência concreta e tem sempre prioridade sobre a discussão ou a análise da experiência. 
    A Intuição - A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicações da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes para os intuitivos do que a experiência real por si mesma. Pessoas fortemente intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos. Os intuitivos processam informação muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada com as informações relevantes da experiência imediata. 

    FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192

  • RESPOSTA: "um padrão invasivo de distanciamento de relacionamentos sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, [que] começa no início da idade adulta e se apresenta em variados contextos".

  • no início da vida adulta.

    letra b

  • O transtorno da personalidade esquizoide pode ficar aparente pela primeira vez na infância e

    adolescência por meio de solidão, relacionamento ruim com os colegas e baixo rendimento escolar,

    o que marca essas crianças ou adolescentes como diferentes e os torna sujeitos a provocações.

  • Personalidade esquizóide: Transtorno da personalidade caracterizado por um retraimento dos contatos sociais, afetivos ou outros, preferência pela fantasia, atividades solitárias e a reserva introspectiva, e uma incapacidade de expressar seus sentimentos e a experimentar prazer.

  • De acordo com o critério A do DSM-V, o Transtorno da personalidade esquizoide corresponde a “ (…) um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem no início da vida adulta e estão presentes em vários contextos.”

     Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) é um  caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, frieza emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna  ou demonstrarem uma criatividade significativa.

    Embora os termos sejam parecidos, o TPE não é o mesmo que , apesar de a prevalência do transtorno ser maior em famílias com casos de , e de ambos terem características em comum, como distanciamento e .Alguns psicólogos argumentam que a definição de TPE é inválida devido à presença de um viés cultural.

  • no início da vida adulta.

  • Respondendo ao comentário da Fernanda Sousa, creio que isso não se enquadra primeiro no quesito de definição que a questão evoca e, segundo, não entra na questão da definição de transtorno da personalidade, que diz sobre um padrão difuso, persistente e inflexível. Pode surgir logo na infância alguns sinais, mas não são difusos por todos os aspectos da personalidade, o que significa que não aparecem na maioria das áreas ou não são facilmente diferíveis de comportamentos típicos da infância.