SóProvas


ID
2777446
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da Lei 6.404/1976, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    a) Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos à conta de lucro líquido do exercício, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e à conta de reserva de capital, no caso das ações preferenciais de que trata o §5o do artigo 17.

     

    b) Art. 202 §6o Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 deverão ser distribuídos como dividendos.

     

    c) Art. 200 As RESERVAS DE CAPITAL somente poderão ser utilizadas para:
    I - absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros (artigo 189, parágrafo único);
    II - resgate, reembolso ou compra de ações;
    III - resgate de partes beneficiárias;
    IV - incorporação ao capital social;
    V - pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.

     

    d) Art. 193 §2o A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

     

    e) Art. 193 §1o A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva acrescido do montante das reservas de capital de que trata o §1o do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

  • SEÇÃO II - Reservas e Retenção de Lucros

    Reserva Legal

    Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.

    § 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

    § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

    b) Incorreta. Segundo o art. 202, § 6°, os lucros não destinados para as Reservas de Lucros deverão ser distribuídos como dividendos.

    c) Incorreta. As reservas de capital somente poderão ser utilizadas para: I – absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros; II – resgate, reembolso ou compra de ações; III – resgate de partes beneficiárias; IV – incorporação ao capital social; V – pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.

    d) Correta. Segundo o art. 193§ 2°, da Lei n° 6.404/76 a reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

    e) Incorreta. A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

  • erro da Letra B - pode ser destinada a aumento de capital se excedido o valor das reservas de lucro.

    Art. 199. O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembléia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.