SóProvas


ID
2778529
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Esse tratado foi promovido no contexto da Guerra do Paraguai, quando o Brasil, em função do quadro de conflito, precisava se aproximar da Bolívia, e o fez por intermédio do acordo diplomático também conhecido como "Tratado da Amizade". Pelo acordo, a Bolívia concedia ao Império Brasileiro um vasto território que percorria a margem esquerda do rio Madeira, até então de soberania boliviana.

O texto refere-se ao Tratado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito d)

     

    Tratado de Ayacucho também conhecido como Tratado da Amizade, foi assinado entre Brasil e Bolívia no dia 27 de março e selado em 23 de novembro de 1867, na cidade boliviana de La Paz. Assinaram o tratado o presidente boliviano General Mariano Melgarejo e o Imperador brasileiro Dom Pedro II. O acordo faz parte de uma série de acordos de ordem geopolítica e militar relacionados à demarcação territorial das regiões pertencentes ao atual Estado brasileiro, esse também prescrevia uma revisão nos limites geopolíticos estabelecidos por tratados anteriores, a partir dos quais, a fronteira da Bolívia chegava às regiões dos atuais estados do Acre, Rondônia e parte do Amazonas, indo até o rio Madeira, próximo a atual cidade de Humaitá, município do Estado do Amazonas.

    Futuramente, o Tratado de Ayacucho seria utilizado para justificar o poderio boliviano na região do atual Estado do Acre, gerando um conflito denominado de Revolução Acreana (1899).

  • Tratado de Ayacucho - “tratado da amizade” (Br deixa Bolívia escoar seus produtos por seu território). Tratado de Petrópolis - integração do Acre ao Br.
  • Amizade=ayacuho

  • questões da FGV me deixam com medo de responder até as mais fáceis