-
Bem de Griffen é exceção à lei geral da demanda, em que a curva é positivamente inclinada, ou seja, há uma relação direta - e não inversa como o usual - entre a quantidade demandada e o preço do bem. É um caso especial de bem inferior. Trata-se de possibilidade mais teórica do que efetiva.
-
Gabarito: Letra D
Um bem de Giffen é um bem para o qual a curva de demanda apresenta uma região de preços na qual a quantidade demandada varia positivamente com os preços
Exemplo: imagine uma família bem pobre que consuma arroz com ovo. Se o preço do arroz subir é provável que essa família passe a não consumir mais ovo e aumente o consumo do arroz, se considerar mais essencial esse bem.
https://medium.com/@milesmithrae/microeconomia-em-doses-bens-de-giffen-rodrigo-pe%C3%B1aloza-04-mar-2017-805d6391f16b
instagram: concursos_em_mapas_mentais
-
O bem de giffen é uma exceção à lei da demanda, ou seja, para esse tipo de bem, a curva de demanda será positivamente inclinada, isto é, um aumento do preço leva a uma aumento da quantidade demandada. Quando se falar em bem de giffen, esse comportamento é observado porque quando o preço aumento, o efeito substituição será sobreposto pelo efeito renda, com sinal positivo, logo, a quantidade demandada aumentará.
-
Um bem de giffen que tem seu preço almentado sofre efeito substituição menor e negativo (demanda reduz) e um efeito renda maior e positivo ( demanda aumenta mais do compensando o efeito substituição)
-
a) Errado! O bem de Giffen é um bem inferior, mas cujo efeito renda se sobrepõe ao efeito substituição. Isto ocorre porque o efeito renda é maior que o efeito substituição.
b) Um bem de Giffen é um caso particular de bens inferiores e um bem de luxo é um caso particular de bens normais. Não podemos dizer qual tem maior efeito renda. Apenas sabemos que agem em sentidos opostos.
c) Assim como na alternativa anterior, pode ser que sim, pode ser que não. A única coisa que sabemos é que a elasticidade-renda da demanda pelo bem de Giffen é negativa porque ele é inferior, mas não podemos afirmar que é maior que a de um bem necessário (caso particular de bens normais).
d) É isso! O bem de Giffen é aquele que é exceção á lei geral da demanda, ou seja, sua curva de demanda é positivamente inclinada porque a procura por ele varia diretamente com o preço.
e) Errado. Se assim fosse, a demanda não variaria com a variação do preço.
Resposta: D
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Os bens de Giffen têm por características serem exceções à lei da demanda: quando seu preço aumenta, invés de diminuir, sua quantidade demandada aumenta também!
Por isso, é correto dizer que sua demanda é positivamente inclinada, pois a relação entre preços e quantidades é positivo.
-
Justificativa letra A: O bem de Giffen é um bem tão inferior que seu efeito renda age em sentido contrário E se sobrepõe ao efeito substituição.
Justamente por isso, o efeito preço acaba sendo positivo.
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre bem de Giffen.
A lei da demanda afirma que preço e quantidade demandada atuam em direções opostas. Dessa forma, quanto maiores os preços, menores serão as quantidades demandadas. Por isso, temos uma curva de demanda negativamente inclinada como regra geral.
No entanto, há uma exceção à lei da demanda, que são os bens de Giffen. Neste caso, os preços e as quantidades demandadas variam na mesma direção. Dessa forma, maiores preços significarão maiores quantidades demandadas, o que causa uma curva de demanda positivamente inclinada.
Uma questão importante a lembrar sobre os bens de Giffen é que eles são um caso particular de bens inferiores (todos os bens de Giffen são bens inferiores, mas nem todos os bens inferiores são bens de Giffen).
Um bem inferior é um bem que se a renda do consumidor aumentar, teremos redução das quantidades demandadas deste bem. Isso ocorre porque o efeito renda e o efeito substituição atuem em direções opostas.
Já o bem de Giffen é um caso específico, onde o efeito renda e o efeito substituição atuam em direções opostas, com o acréscimo de que o Efeito renda é maior que o efeito substituição.
Dito isso, vamos para as alternativas!
A) Incorreta. No bem de Giffen, o efeito renda suplanta o efeito substituição, sim.
B) Incorreta. No bem de Giffen, o efeito renda é maior que o efeito substituição (e, portanto, maior que o bem de luxo).
C) Incorreta. Bens necessários são bens normais, que possuem a Elasticidade-Renda da Demanda (ERD) entre 0 e 1. Como o bem de Giffen é um tipo de bem inferior, ele possui ERD negativa (menor que 0). Portanto, o bem de Giffen tem elasticidade MENOR que um bem necessário.
D) Correta. Isso ocorre porque preço e quantidade demandada variam na mesma direção.
E) Incorreta. Para que a curva do bem de Giffen fosse perfeitamente inelástica, teríamos que ter uma curva 100% vertical, mas, como vimos na alternativa anterior, a curva é positivamente inclinada e não 100% vertical.
Gabarito do Professor: Letra D.