SóProvas


ID
2780017
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere um modelo IS-LM em uma economia fechada. As políticas monetária e fiscal serão mais eficazes, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior for o multiplicador de gastos autônomos mais horizontal será a curva IS, portanto a politica monetária expansionista obterá um maior incremento da renda.


    Quando o efeito crowding out diminuir quer dizer que a curva LM vai ficando cada vez mais horizontal, dessa forma a PF expansionista não provoca um incremento total na taxa de juros, incentivando ao setor provado tomar emprestado, e deixando a PF expansionista mais eficaz.

  • Alguma boa alarma saberia explicar a letra D? A primeira parte, que fala do DESLOCAMENTO. A princípio, eu achei correta a alternativa. Alguém saberia dizer onde está o erro?

     

    Muito Grato.

  • Para que uma política seja bastante eficaz, lembre que é desejável que sua curva seja bastante inclinada e a outra seja pouco inclinada. Ou seja, a política monetária será mais eficaz quanto mais inclinada for a LM (mais em pé) e quanto menos inclinada (mais deitada) for a IS. Por outro lado, a política fiscal será mais eficaz quanto mais inclinada for a IS e quanto menos inclinada for a LM.

    Então, vamos ver cada alternativa:

    a) Correto! Quanto maior for o multiplicador dos gastos, mais perto da posição horizontal estará a curva IS. Então, mais eficaz será a política monetária. E o efeito crowding-out é aquele que reduz a força da política fiscal. Ele é máximo quando a curva LM é vertical. Logo, se ele cair, a eficácia da política fiscal aumenta.

    b) A segunda está certa, mas a primeira está errada. No caso da armadilha da liquidez, a curva LM é horizontal e a política monetária é totalmente ineficaz.

    c) Errado. Note que, no limite, se a demanda por moeda for totalmente inelástica à taxa de juros, temos o próprio Caso Clássico, quando a curva LM é vertical. Nesta situação, temos uma política monetária bem eficaz, mas uma política fiscal totalmente ineficaz.

    d) Não que esta alternativa esteja errada do ponto de vista teórico. É que ela não faz sentido mesmo. O efeito deslocamento ocorre quando temos política fiscal. E o primeiro comando do enunciado diz respeito à política monetária.

    e) O efeito Pigou é a elevação do consumo em virtude da queda dos preços devido ao aumento de riqueza real que essa queda dos preços geraria. Mas isso, por si só, não faz a política monetária ser mais ou menos eficaz. Então, já estaria errado. Mas a alternativa ainda traz a situação em que investimento e demanda por moeda forem perfeitamente elásticos em relação à taxa de juros. Se o investimento é perfeitamente elástico em relação aos juros, a IS é horizontal e, então, a política fiscal é inócua.

    Resposta: A

  • Concordo com o Luan.

    Creio que a questão tem duas respostas corretas.

    Não vejo erro na letra D.

    Por um lado, o efeito deslocamento será maior quanto mais sensível for a demanda agregada em relação à taxa de juros (quanto menos inclinada for a curva IS) e quanto menor for a sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros (quanto mais inclinada for a curva LM). Nessa situação, a política monetária tem eficácia máxima, enquanto a política fiscal é inócua.

    Por outro lado, quando a população retiver qualquer aumento de oferta monetária, estaremos na situação de armadilha de liquidez, em que a política fiscal tem eficácia total.