-
não pode ser a alternativa "d" porque:
PIBpm = PIB cf + IMPOSTOS INDIRETOS
x
PIBcf = PIB pm - IMPOSTOS INDIRETOS
ou seja: no primeiro você SOMA os impostos e no segundo você SUBTRAI ele.
bons estudos!
-
C) Se refere à Renda interna Líquida, que é o somatório das remunerações dos fatores de produção.
Para obter a Renda Interna Bruta soma-se a Depreciação.
-
Pode-se distinguir o PIB a preços de mercado (PIBpm) e o PIB a custos de fatores (PIBcf). A distinção entre estes é que o PIBpm inclui o valor dos impostos indiretos e subsídios enquanto que o PIBcf não os inclui. Assim, o PIBcf mede a produção como a soma dos custos dos fatores de produção necessários a essa mesma produção enquanto o PIBpm se refere à produção ao custo a que é disponibilizada no mercado aos consumidores.
fonte: http://knoow.net/cienceconempr/economia/pib-produto-interno-bruto/
-
LETRA "E"
PIBcf = SALARIOS+ALUGUEIS+JUROS+LUCROS+DEPRECIACAO
PIBpm= PIBcf+IMPOSTOS INDIRETOS - SUBSÍDIOS
-
a) A própria alternativa deixa claro seu erro. O PIB a custo de fatores deduz o valor dos impostos indiretos que compõe o preço do bem. Logo, o valor bruto da produção (adicionado dos impostos sobre os bens e serviços) não é um bom ponto de partida, a menos que se retire tais impostos.
b) Errado! A despesa se dá em cima dos bens e serviços a preços de mercado (e não a custo dos fatores).
c) Errado! A renda interna bruta não é o somatório das remunerações dos fatores porque como estamos falando de Rena Interna Bruta, estamos somando também a depreciação (e não apenas as remunerações dos fatores de produção).
d) Errado! Os impostos indiretos são deduzidos para irmos do PIB a preços de mercado ao PIB a custo de fatores. Mas os subsídios são somados.
e) Correto! Ao somarmos as remunerações dos fatores, teremos o produto interno líquido a custo de fatores. Somando a depreciação ainda, chegamos ao PIB a custo de fatores.
Resposta: E