SóProvas


ID
2780029
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O déficit primário mostra de que forma a política fiscal do governo está sendo conduzida, ao apurar a arrecadação tributária, os gastos correntes e o investimento público.

As opções a seguir listam características do déficit primário, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  •  Primeiro, vamos ao superávit/déficit primário. É o resultado da arrecadação do governo menos os gastos, exceto juros da dívida. A grosso modo, é a geração de caixa do governo; é a economia para reduzir o endividamento. Mostra se as contas estão em ordem ou não. Resultado primário positivo (superávit) mostra contas sob controle e mostra que a dívida não seguirá uma trajetória explosiva.

    Fonte: https://economia.estadao.com.br/blogs/descomplicador/o-que-e-superavitdeficit-primario-e-nominal/

    Gab. letra D

  • D) todas não! excetua-se os gastos do pagamento dos juros.

  •       De novo a letra D é o nosso gabarito!

              O déficit primário NÃO leva em conta as receitas e despesas financeiras.

              Assim, não se pode afirmar que engloba todas as demandas de recursos pelo setor público.

              Isso fica até estranho afirmar, mas é fato que não são todas.

              Os recursos financeiros não entram no cálculo.

     Resposta: D

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Déficit Primário.

    Vale lembrar que o déficit primário considera apenas as receitas e despesas NÃO financeiras. Além disso, ele exclui os juros do cálculo.

    Vamos para as alternativas:

    A) Correta. De fato, o déficit primário expressa o esforço fiscal que o governo faz para pagar a dívida. Isto porque há exclusão dos juros do cálculo do conceito. Dessa forma, como levamos em consideração apenas as receitas e despesas não financeiras, o déficit primário representa melhor como é o comportamento do governo em relação às receitas (se o governo está arrecadando mais) e às despesas (se o governo está cortando despesas).

    B) Correta. O déficit operacional leva em consideração (além das receitas e despesas não financeiras) a correção monetária e cambial. Correção monetária e cambial fazem parte das receitas e despesas financeiras. Então, questão correta, já que para chegarmos ao déficit primário, precisamos retirar a correção monetária e cambial do cálculo.

    C) Correta.

    D) Incorreta. Como vimos, o déficit primário considera apenas as receitas e despesas não financeiras. No entanto, se as despesas financeiras do governo superarem as receitas financeiras, o governo precisará de mais recursos (aumenta demanda por recursos). Esta demanda derivada das despesas financeiras não entra no déficit primário (justamente o conceito primário exclui as despesas financeiras).

    E) Correta. O déficit primário é uma variável fluxo (isto é, medido em um período de tempo), enquanto a dívida pública é uma variável estoque (medida em um ponto temporal específico). Portanto, dívida é uma coisa e déficit é outra coisa.

    Como a questão pede a incorreta, o gabarito é a letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.