- 
                                a) Errado. Aqui trata-se de regime de câmbio fixo. b) Errado. Faz referência ao regime de câmbio puramente flutuante. c) Errado. Refere-se ao regime de flutuação suja (dirty floating). d) CERTO e) Errado. Refere-se ao regime de taxa real de câmbio fixo. 
- 
                                No regime de Bandas Cambiais, o Bacen estabelece limites superiores e inferiores ao câmbio, criando um intervalo. Dentro do intervalo (dentro das bandas), teremos câmbio flutuante. Fora das bandas, teremos câmbio fixo. O regime de bandas cambiais se aproxima mais do câmbio fixo. a) Incorreta. A alternativa descreve o regime de câmbio fixo, onde se tem a taxa estabelecida pelo Banco Central, que se compromete a comprar e vender divisas no valor pré-definido. b) Errado! Aqui temos o câmbio flutuante, no qual a taxa de câmbio se ajusta livremente ao sabor do mercado. c) Errado também! Nesse caso teríamos aquilo é chamado de flutuação suja (dirty floating), em que a taxa varia livremente até que a autoridade monetária ache que há muita instabilidade ou movimentos excessivos. Seria o mais próximo do que se tem no Brasil. d) É isso! Esse é o regime de bandas cambiais, em que se tem exatamente um intervalo dentro do qual o câmbio varia sem interferência do Banco Central. Quando se chega ao piso ou ao teto da banda, no entanto, o BC age como se o câmbio fosse fixo para que a taxa não ultrapasse os limites definidos – as bandas. e) Errado! Nessa alternativa teríamos algo como uma de taxa de câmbio real fixa. Nesse caso, o Bacen apenas agiria de forma a manter a paridade entre as moedas de acordo com as taxas de inflação do período. Resposta: D     
- 
                                Questão sobre regimes de câmbio, mais especificamente sobre o regime de bandas cambiais. 
 
 Vamos verificar as alternativas: 
 
 A) ERRADA. A descrição dessa alternativa se relaciona ao regime de câmbio fixo, para manter a taxa inalterada, o Banco Central precisa comprar ou vender o que for necessário para promover a estabilidade cambial por ele definida. 
 
 B) ERRADA. Esse é o caso do regime de câmbio flutuante, a taxa de câmbio flutua livremente de acordo com os humores do "mercado", o equilíbrio se dá pela interação entre oferta e demanda de divisas. 
 
 C) ERRADA. Aqui se tem uma leve modificação em relação ao modelo da alternativa B e, por isso mesmo, é chamado regime de câmbio de flutuação suja ("dirty floating"). De forma geral, a determinação da taxa de câmbio se dá pela interação entre oferta e demanda livremente, todavia, quando julga necessário para conter excessos, o Banco Central atua para promover estabilidade. 
 
 D) CERTA. O "intervalo definido" nada mais é do que as bandas cambiais, regime requerido pelo enunciado. Pelo que se percebe, é um regime híbrido que combina aspectos do câmbio flutuante e do fixo, normalmente está associado a períodos de transição de um mercado cambial mais controlado para um regime de livre flutuação. 
 
 E) ERRADA. As operações descritas promovem a manutenção do câmbio em um patamar fixo do ponto de vista real, isto é, neutralizando as variações inflacionárias interna e externa. A taxa nominal de câmbio se altera, porém a taxa real de câmbio não. Não se trata do regime de bandas cambias. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: Letra D.