SóProvas


ID
278014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos e modos de utilização da Internet e de intranets, conceitos básicos de tecnologia da informação e segurança da informação, julgue o item subsequente.

O backbone, ou espinha dorsal, da Internet no Brasil é administrado por empresas privadas que detêm o poder de exploração do acesso à Internet. Essas empresas, também conhecidas como provedores de acesso, cobram uma taxa a pessoas físicas ou jurídicas, as quais podem, também, armazenar seus dados na rede.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O BACKBONE não é do Brasil, é um termo global. Pode ser administrado por empresas públicas e/ou privadas. Os provedores são clientes de um backbone, utilizam sua estrutura e pagam para isso. Cobrando ou não o acesso. 
  • Eles são providos por instituições do governo. Em http://www.rnp.br/backbone/ conhecemos os principais backbones do país.
  • Errado,
     O Backbone é a rede principal que cruza um país e está ligada a outros Backbones de outros países. Geralmente o Backbone é controlado pelo governo, mas no Brasil, por exemplo, algumas empresas também já construíram seus Backbones onde todos estão interligados. O ERRO da questão está em afirmar que os provedores  são os backbones, na verdade os provedores são redes menores que se ligam ao Backbone de um país e pode cobrar ou não aos seus usuários por isso.

    No Brasil, as empresas prestadoras deste serviço são: BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

    Quando o governo de um país bloqueia um site como o youtube significa que ele bloqueou em seu Backbone o acesso a essa pagina, de modo que ninguém no país consegue mais acessar pois todas as redes são ligadas ao Backbone.... Controle total sinistro!!
  • Um Backbone é a espinha dorsal da rede.Sustenta a comunicação entre países e continentes.São eles: os satélites,fibras óticas,instalados como infraestrutura e mantidos por grandes consórcios.No Brasil nosso principal backbone é a Embratel.

    Trecho retirado do livro: Renato da Costa.
  • O backbone, também conhecido como espinha dorsal da Internet, é uma rede principal pela qual passam os dados dos clientes da Internet. O backbone captura e transmite informações de várias redes menores que se conectam a ele, e pode ser administrado tanto por empresas públicas e/ou privadas. Como exemplo de empresas que prestam esse serviço tem-se: Brasil Telecom, Embratel, etc. Os provedores são clientes de um backbone, e pagam para poder utilizá-lo. Quando enviamos uma mensagem de correio eletrônico em uma organização, ela irá ser encaminhada da rede local da empresa para o backbone e, então, é encaminhada até a rede de destino.
    Gabarito: E
    Fonte:
    INFORMÁTICA (TEORIA E EXERCÍCIOS) P/BRB PROFESSORA PATRÍCIA LIMA QUINTÃO
    Sucesso a todos!!!

    SSSS
     SSssssssSs

  • No Brasil, o Backbone eh a Embratel. A mesma vende pacotes enorme de internet para os PROVEDORES que repassam em pacotes menores aos consumidores finais.

  • http://www.tecmundo.com.br/conexao/1713-o-que-e-backbone-.htm

  • Minhas anotações!

    Back Bone: possuem altíssima velocidade, conhecida como "espinha dorsal". As empresas que estão ligadas aos back bone, são por meio de cabos submarinos. As empresas que são servidores provedores de acesso a internet são as ISP. 

    Corrijam-me se estiver errada, rs!

  • As questões para tecnico estão mara .....

  • Minha obs é: DADOS ARMAZENADOS NA REDE?...PRESTEM A ATENÇÃO ÀS PALAVRAS-CHAVE.

     

  • ERRADO. Os backbone são providos por instituições do governo.

  • nossa ia ser lindo mamar direto da fonte né? paga pro dono e vai lá e tira o leite... mas não faz sentido afinal eles tem que repassar essa obrigação para terceiros fazerem instalações porcas e diminuir esssa velocidadem em uns 900% e cobrar caro por um trabalho de merda. 

  • Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.

    Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

    Explicando melhor

    Quando você envia um email ou uma mensagem pelo MSN, as informações saem do seu computador, passando pela rede local para depois “desaguar” no backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então repassar para o computador correto.

    Para entender melhor o conceito, pense no backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem.

     

    No Brasil, as empresas prestadoras deste serviço são: BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  • Um Backbone, cuja tradução para o português é ''espinha dorsal'', em informática, mais especificamente em redes de comunicação, significa rede de transportes. Dá nome ao ponto que faz ligações centrais de um sistema, ou seja, conecta seguimentos de uma rede. Conecta redes LAN's (ou WAN's), mas nunca as estações diretamente. É caracterizado, principalmente, por ter uma elevada taxa de desempenho (transmissão).

    Fonte: resumos para concursos

  • Os Backbones formam a espinha dorsal da internet mundial, possuindo uma infraestrutura de alta velocidade que interliga várias redes e garantem o fluxo da informação entre diversos países. Eles são construídos por provedores de serviço de internet, que administram troncos de longo alcance com o objetivo de fornecer acesso à internet para diversas outras redes. 

  • Os Backbones, em geral, pertencem a companhias telefônicas de longa distância (Ex: Embratel) ou a governos nacionais (Ex: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP), que vendem o acesso para Provedores de Serviço de Internet (ISP – Internet Service Provider).

  • Efraim, caro amigo, em momento algum a questão "afirmou que os provedores são os backbones", a questão disse que as empresas que são provedores....

    O ERRO da questão está em falar que as empresas que administram os backbones são empresas privadas, o que está INCORRETO. São instituições governamentais.

  • Tem muito comentário errado nessa questão , inclusive a Embratel era uma empresa pública que foi privatizada pelo governo FHC e hoje é controlada por uma empresa Mexicana.

    Acredito que o erro da questão reside na parte que diz que as empresas que administram podem armazenar seus dados na rede .

    Lembrem se .Comentários com mais curtidas , não são necessariamente um comentário correto !

  • Errado.

    Na realidade, existem vários backbones. Além disso, além dos backbones administrados por empresas privadas, existem backbones administrados pelo Estado. Outro ponto importante é lembrar que backbone é como se fosse a “espinha dorsal” de uma rede, ou seja, o seu foco é o fluxo de dados e não o armazenamento de dados, conforme dispõe a banca nessa questão.

    Questão comentada pela Prof. Maurício Franceschini. 

  • O backbone, ou espinha dorsal, da Internet no Brasil é administrado por empresas privadas (ou públicas) que detêm o poder de exploração do acesso à Internet. Essas empresas, também conhecidas como provedores de acesso, cobram uma taxa a pessoas físicas ou jurídicas, as quais podem, também, armazenar seus dados na rede (desenvolver o fluxo de dados).

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Eles são providos por instituições do governo. Em  conhecemos os principais backbones do país.

  • Dos quais podem desenvolver o fluxo de dados.....

  • O ERRO da questão está em afirmar que os provedores são os backbones, na verdade os PROVEDORES SÃO REDES MENORES que se ligam ao Backbone de um país e pode cobrar ou não aos seus usuários por isso. BACKBONE NÃO É O PROVEDOR. PROVEDORES SÃO CLIENTES DO BACKBONE

  • Boa Questão!

    Vamos revisar:

    A questão descreve backbone, e existe 2 erros na questão:

    1º (mas sutil): "no Brasil é administrado por empresas privadas que detêm o poder de exploração"

    No Brasil os backbones são administrados por consórcios (entre empresas públicas e privadas). As principais são: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Embratel, BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Global Crossing.

    2º "Essas empresas, também conhecidas como provedores de acesso, cobram uma taxa a pessoas físicas ou jurídicas, as quais podem, também, armazenar seus dados na rede."

    Backbone é o núcleo da internet (espinha dorsal), os provedores conectam os usuários (pessoas físicas e jurídicas) a esse núcleo.

    Provedores são divididos em 2:

    Provedores de núcleo: responsáveis por manter os backbones, e se conectam a outros provedores menores.

    Provedores de borda: conectam os usuários aos provedores de núcleo.

    Hachid Targino

  • A tabela a seguir apresenta os principais Backbones de Internet ou sistemas autônomos (AS) existentes no Brasil.

     

    Nacionais: Embratel, Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Oi, KDD Nethal, Comsat Brasil, Level 3 (Impsat/Global Crossing), AT&T, NTT, UOL Diveo, CTBC, Mundivox do Brasil, Telefonica e TIM Intelig.

    Estaduais: ANSP (SP), Rede Norte-riograndense de Informática (RN), Rede Pernambuco de Informática (PE), Rede Rio (RJ), Rede Tchê (RS) e REMAV (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade).

  • Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet. Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora.

  • Backbone é a espinha dorsal da Internet, responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país.

    • Não são provedores de acesso
    • São providos por instituições do governo

    Meu macete: Backbone "B" de Bolsonaro, governo federal

    Onde tem Backbone no Brasil?

    • ANSP (SP), Rede Norte-riograndense de Informática (RN), Rede Pernambuco de Informática (PE), Rede Rio (RJ), Rede Tchê (RS) e REMAV (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade).

    Provedores de BACKBONE = BrasilTelecom, Telecom Itaia, Teleónica, Embratel, Global Crossing e a RNP

    Provedores de ACESSO = NET, OI, VELOX, etc.

  • 2 erros. 1) Backbone não é provedor; 2) Taxa é definido pelo Direito Público, ao passo que o regime da tarifa corresponde ao do Direito Privado.

  • Os provedores de acesso são, em geral, empresas bem menores do que as mencionadas acima responsáveis pelo Backbone, e há uma grande quantidade de provedores de acesso espalhados pelo Brasil.

  • Minha contribuição.

    Backbone: estrutura de sustentação de uma rede (espinha dorsal).

    Ex.: Cabos marítimos, cabos de fibra óptica, satélites etc.

    Abraço!!!

  • gab.: ERRADO.

    1 - Os Backbones são administrados por consórcios (entre empresas privadas e públicas). Ex.: TELECOM, EMBRATEL..

    2 - Backbone é o núcleo da internet (espinha dorsal), os provedores conectam os usuários (pessoas físicas e jurídicas) a esse núcleo.

    Os provedores são divididos em dois:

    Borda: conectam os usuários aos provedores núcleos.

    Núcleo: responsáveis por manter os backbones, e se conectam a outros provedores menores.

  • O ISP (Internet Service Provider) é o provedor de acesso.

    Perseverança!

  • O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é uma estrutura multissetorial responsável por coordenar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento da Internet no Brasil.

    O CGI.br é atualmente composto por 21 membros, designados mediante portaria interministerial do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil e do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. De acordo com o art. 2º do Decreto Federal nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, a composição dividida em quatro setores: a) setor público; b) setor empresarial; c) terceiro setor; d) comunidade científica e tecnológica.

  • ERRADO

    O backbone, ou espinha dorsal, da Internet no Brasil é administrado por empresas privadas que detêm o poder (algumas são públicas) de exploração do acesso à Internet. Essas empresas (refere-se a empresas privadas), também conhecidas como provedores de acesso (são provedores de backbone e disponibilizam o acesso a internet para empresas menores, como a NET, OI, VELOX, essas ultimas que são conhecidas como provedoras de acesso), cobram uma taxa a pessoas físicas ou jurídicas, as quais podem, também, armazenar seus dados na rede.

    • Provedores de BACKBONE = BrasilTelecom, Telecom Itaia, Teleónica, Embratel, Global Crossing e a RNP
    • Provedores de ACESSO = NET, OI, VELOX, etc..

    Fonte: Comentário TEC - Maria

  • NÃO SÃO APENAS EMPRESAS PRIVADAS; PÚBLICAS TBM

  • Cada backbone tem a sua administração, alguns são administrador por  empresas privadas, alguns por empresas públicas. O erro da questão está em afirmar que essas empresas  são conhecidas como provedores de acesso. Gabarito: Errado. 

  • Geralmente o Backbone é controlado pelo governo, mas no Brasil, por exemplo, algumas empresas também já construíram seus Backbones onde todos estão interligados. O ERRO da questão está em afirmar que os provedores são os backbones, na verdade os provedores são redes menores que se ligam ao Backbone de um país e pode cobrar ou não aos seus usuários por isso.

  • GAB. ERRADO

    Um Backbone é a espinha dorsal da rede. Sustenta a comunicação entre países e continentes.

    São eles: os satélites, fibras óticas, instalados como infraestrutura e mantidos por grandes consórcios. No Brasil nosso principal backbone é a Embratel.