-
Contas de banco em liquidação não são classificadas como Disponibilidades.
Fonte: Material do Estratégia, Professores: Gabriel, Luciano e Julio
-
Tatuem - quando a questão falar em disponibilidades, não poderá haver a palavra LIQUIDAÇÃO no mesmo contexto.
-
Disponibilidades
Entra
-Caixa, conta bancária
-Numerário em transito,
-Aplicações financeiras de curto prazo sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor,
Não Entra
-Conta de banco em liquidação
-Depósitos vinculados a operações de curto prazo.
Fonte: Estratégia Concurso
-
Gabarito: A.
Exemplos de disponibilidades:
- Caixa.
- Contas bancárias
- Numerários em trânsito, enquanto estiverem em trânsito.
- Aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Atenção!
- Contas bancárias da empresa quando o banco está em liquidação: não entram, devem ser reclassificadas para contas a receber.
Observação: as instituições financeiras não estão sujeitas ao processo de falência. Então, o seu processo de falência é distinto sendo que uma das fases é chamada de liquidação.
- Depósitos vinculados a operações de curto prazo: também não entram, já que não estão prontamente disponíveis para serem sacados pela empresa
FONTE: Material de contabilidade do Estratégia Concursos
-
A intitulação Disponibilidades, dada pela Lei n° 6.404/76, é usada para designar dinheiro em caixa e em bancos, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresa e para os quais não haja restrições para uso imediato.
Os depósitos bancários à vista são representados por contas de livre movimentação que são mantidas pela entidade em bancos. Podem ser subdividias em conta movimento, contas especiais para pagamentos específicos (tais como contas para folha de pagamento do pessoal, dividendos a pagar etc), e contas especiais de cobrança.
Cabe ressaltar que Depósitos Bancários Vinculados não integram as Disponibilidades, pois seus saldos não estão imediatamente disponíveis para os pagamentos normais da empresa. Da mesma forma, os depósitos bloqueados não fazem parte das Disponibilidades.
As Contas em Bancos em Liquidação ou sob intervenção devem ser classificados como Contas a Receber no Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo, dependendo da situação.
Com isso, correta a alternativa A.
-
As disponibilidades representam basicamente os bens numerários: caixa e equivalentes de caixa, bancos, aplicações financeiras de liquidez IMEDIATA, numerários em trânsito, entre outras contas.
Para decorar: os numerários em trânsito devem ser classificados nas disponibilidades.
-
mnemônico: (Fonte LSA)
AC
* (D) isponibilidade ("C-B-A-N-S") ==> Cx. e equiv.cx, Bancos, Aplic.fin.C/P insignif. risco, Num.trânsito, Saldo a descob.
* (D) esp. antecipadas
* (A) plic, recuros em desp. exerc. seguinte.
Bons estudos.
-
E essa conta especial de cobrança?