SóProvas


ID
2781058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

    A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue o item a seguir.


Recomenda-se que o barreiro para a captação da água de chuva seja construído com a menor profundidade possível e com superfície livre extensa, com o plantio de árvores ao seu redor.

Alternativas
Comentários
  • Os barreiros trincheira são reservatórios escavados no subsolo, com paredes verticais estreitas e profundas. O barreiro trincheira de referência deve ser capaz de armazenar pelo menos 500 m³ de água, e deve possuir entre 3 e 5 metros de profundidade, de forma a reduzir a evaporação e manter a água acumulada por mais tempo.

     

    FONTE: Modelo da Tecnologia Social de Acesso à Água nº 04

     

    Gabarito: errado

  • o erro da questão esta com o plantio de árvores ao seu redor, não precisa disso.

    A superfície livre também não deve ser extensa para que diminua a perda de água

    Barreiro é uma tecnologia social que aproveita a impermeabilidade do solo no semiárido para a captação e o armazenamento da água da chuva. A construção dos barreiros se orienta pelos seguintes princípios: 30 a 35 metros de comprimento e 4 a 5 metros de largura para que a lâmina d’água seja pequena e com isso a ação dos ventos e do sol sobre a água seja menor, diminuindo a evaporação. Além disso, o barreiro deve estar localizado na posição norte-sul para diminuir o tempo de exposição ao sol, e consequentemente a evaporação da água armazenada.

  • Quem já caiu uma vez, sabe que não cai mais.

  • Pulei de peito