SóProvas


ID
2781103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue o próximo item.


Alguns insetos têm sido eficientes para a polinização do maracujazeiro azedo, de modo que práticas culturais e fitossanitárias adotadas por fruticultores, como o uso mínimo e racional de agrotóxicos e a colocação de colmeias, com número expressivo de abelhas, e de madeira seca em abundância nos arredores do pomar para a criação e o abrigo de mamangavas, promovem o aumento da polinização.

Alternativas
Comentários
  • Como assim? alguem sabe dizer porque está errado?

  • Eu acredito que a questão está errada devido a essa parte que fala da colocação de colméias de abelhas na área de plantio, pois o único inseto capaz de polinizar o maracujazeiro é o mamangava.
  • Sarah, concordo com o argumento do amigo acima. O erro está em colocação de colméias, visto que as mamangavas são insetos solitarios e vivem em abrigos em restos de árvores, principalmente.

  • ah sim, entendi Camila, obrigada ;)

  • A abelha atrapalha no processo de polinização do maracujazeiro

  • Só complementando o comentário do colega - VEGETA 3000 QI -, as abelhas coletam o pólen das flores de maracujá sem fazer o processo de polinização, devido o seu tamanho pequeno; sendo que, em alguns casos, podem ser consideradas pragas para essa cultura.