SóProvas


ID
278134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de sistemas operacionais, julgue os
itens que se seguem.

No âmbito de sistemas operacionais, diz-se que um processo está no estado caracterizado como pronto (ready) quando se encontra em condições de ser executado, mas tem de aguardar, uma vez que o processador está ocupado executando outro processo.

Alternativas
Comentários
  • Estados de um processo:

    Não-Submetido

    É o processo que ainda não está submetido a CPU, está nas mãos do usuário." Até onde interessa ao sistemas ele não existe, porque o usuário ainda não o submeteu. Ele é simplesmente apresentado como sendo o primeiro passo na vida de um processo. O Sistema Operacional, naturalmente, não reconhece esse estado.[1]". Pode por exemplo, ser um arquivo executável que está armazenado no HD.

    Suspenso

    É o processo que já foi submetido, porém permanece suspenso até que o horário ou evento programado ao usuário venha acontecer. Processo suspenso é aquele que esta no aguarde de uma entrada de dados

    Pronto

    O processo já foi submetido e está pronto para receber a CPU, porém ainda guarda o escalonador de processos para ter controle da CPU. Processos que estão esperando E/S não se aplicam a esse estado.

    Executando

    A execução propriamente dita. O código está sendo processado. Se ocorrer durante a execução uma requisição de E/S o processo é colocado no estado de espera e outro processo da fila de prontos poderá então concorrer a CPU.

    Espera

    É o processo que foi colocado na fila de espera de E/S devido ao processador de E/S ser mais lento que a CPU principal. O processo tornaria a CPU mais escrava dele se não houvesse esse estado, pois como ele não está concorrendo à CPU ao executar um E/S, pode-se então colocá-lo no estado de espera para que os demais processos do estado pronto possam concorrer a CPU.

    Ex: parte de um código em C

    scanf(“%d”, &VALOR);  SOMA=VALOR+JUROS;

    Como podemos notar, a instrução scanf (uma requisição de entrada e saída) é gerada se não fosse possível colocar o processo em estado de espera; caso o usuário não entrasse com nenhum valor, o programa ficaria suspenso e não liberaria a CPU para outros processos.

    Completo

    Neste estado temos a finalização do processo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_(inform%C3%A1tica)

  • 5 Estados.
    1. Criação
    2. Pronto (Ready)
    3. Em Execução
    4. Bloqueado
    5. Destruição