SóProvas


ID
2781559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente a conservação e restauro de papel.


Na higienização de documentos, duas técnicas bastante utilizadas são a limpeza com trincha e, para materiais muito frágeis, o pó de borracha.

Alternativas
Comentários
  • Limpeza com trincha Consiste na varrição de cada página do livro com trincha macia. É indicada para remoção de sujidades na superfície do papel e deve ser uma atividade rotineira no acervo porque os seus resultados são extremamente benéficos ao mesmo. Ela remove da superfície do papel eventuais ovos de insetos e esporos de microorganismos como fungos e bactérias evitando o seu desenvolvimento. Além disso, retira da superfície resíduos de alimentos e de pós-inseticidas que foram amplamente utilizados em décadas passadas para combater o ataque de insetos nos livros.

     

    Limpeza com pó-de-borracha É indicada na tentativa de remover sujidades que estão entranhadas nas fibras do papel. A borracha ralada e friccionada no papel age de forma abrasiva retirando as sujidades que se localizam logo abaixo da superfície do papel. Sempre é bom lembrar que esta limpeza é mais adequada para documentos ou folhas soltas do corpo do livro porque em livro montado o pó se introduz em seu interior, além de poder forçar o seu dorso.

     

    O GABARITO FOI ERRADO. CREIO QUE O PÓ DE BORRACHA PARA MATERIAIS SENSÍVEIS É INADEQUADO. FOI O QUE EU ENTENDI A PARTIR DO TEXTO ACIMA.

  • Gabarito: Errado!

    Com a utilização de pó de borracha, resultante da ação de ralar borracha plástica branca em um ralador de aço inox. Esta ação será efetivamente mais usada nos documentos impressos. Deve ser executada com o máximo de cuidado e sobre mesas de grande formato. Coloca-se um punhado desse pó de borracha sobre o documento e, com movimentos leves e circulares, partindo do centro para as bordas, executa-se a limpeza com o auxílio de uma boneca (espécie de chumaço feito com algodão e gaze). Este procedimento pode ser repetido tantas vezes quantas forem necessárias até a limpeza total do documento. Ao final este pó de borracha deve ser bem retirado com um pincel de pelos macios.

    Acredito que o erro está no final:

    Na higienização de documentos, duas técnicas bastante utilizadas são a limpeza com trincha e, para materiais muito frágeis, o pó de borracha.

    O pó de borracha não pode ser utilzado em materiais muito frágeis!

     

  • Pó de borracha é inadequado para materiais muito frágeis.

  • NÃO SEI NADA, MAS ME LEMBREI QUE QUANDO USAVA A BORRACHA,

    SEU PÓ, MANCHAVA A FOLHA DO CADERNO.

  • O pó de borracha pode ser utilizado em materiais muito frágeis, mas não necessariamente. O pó é delicado, então não há problema em utilizá-lo em outros documentos.

    Gabarito do Professor: errado 

  • De acordo com a Coleção "Como fazer n. 5 - Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":

    Fragilidade física do suporte – Objetos com áreas finas, perdas, rasgos intensos podem estar muito frágeis para limpeza. Áreas com manchas e áreas atacadas por fungos podem não resistir à limpeza: o suporte torna-se escuro, quebradiço, manchado e, portanto, muito facilmente danificado. Quando o papel se degrada, até mesmo um suave contato com o pó de borracha pode provocar a fragmentação do documento.

    Link: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf

  • pó foi o que ele fumou para fazer essa questão.

  • Gab. E

    Complementando a questão com o Manual CONARQ "Como fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas". Sublinhei em VERDE a passagem que poderia suscitar dúvidas caso caísse em prova.

    HIGIENIZAÇÃO

    O processo de limpeza de acervos de bibliotecas e arquivos se restringe à limpeza de superfície e, portanto, é mecânica, feita a seco. A técnica é aplicada com o objetivo de reduzir poeira, partículas sólidas, incrustações, resíduos de excrementos de insetos ou outros depósitos de superfície. Nesse processo, não se usam solventes. A limpeza de superfície é uma etapa independente de qualquer tratamento mais intenso de conservação; é, porém, sempre a primeira etapa a ser realizada.

    Avaliação do objeto a ser limpo

    Cada objeto deve ser avaliado individualmente para determinar se a higienização é necessária e se pode ser realizada com segurança. No caso de termos as condições abaixo, provavelmente o tratamento não será possível:

    *Fragilidade física do suporte – Objetos com áreas finas, perdas, rasgos intensos podem estar muito frágeis para limpeza. Áreas com manchas e áreas atacadas por fungos podem não resistir à limpeza: o suporte torna-se escuro, quebradiço, manchado e, portanto, muito facilmente danificado. Quando o papel se degrada, até mesmo um suave contato com o pó de borracha pode provocar a fragmentação do documento.

    *Papéis de textura muito porosa – Não se deve passar borracha nesses materiais, pois a remoção das partículas residuais com pincel se torna difícil. (...)

    Como já foi dito anteriormente, essa etapa é obrigatória e sempre se realiza como primeiro tratamento, quaisquer que sejam as outras intervenções previstas.

  • Autor: Serenna Alves , Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos

     

    O pó de borracha pode ser utilizado em materiais muito frágeis, mas não necessariamente. O pó é delicado, então não há problema em utilizá-lo em outros documentos.

     

    Gabarito do Professor: errado 

  • Na verdade, o po de borracha nao e indicado para materiais frageis.