SóProvas


ID
2781562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente a conservação e restauro de papel.


Um dos fatores mais importantes de deterioração do papel é o seu manuseio inadequado, seja por funcionários da própria instituição, seja por pesquisadores ou consulentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - É bem lógico.

  • Todo aprendizado é válido: Gab C

    consulente

    adjetivo e substantivo de dois gêneros

    que ou aquele que consulta, que pede conselhos a outrem sobre algo.

  • Questão, de fato, que envolve o raciocínio lógico.

    Ora, se houver manuseio inadequado do papel, evidentemente sua resistência diminuirá, de modo, com o tempo, a perder a sua integridade. Portanto, a assertiva está correta, em alegar que esse é um dos fatores mais importantes de deterioração do papel, já que constantemente há esse manuseio.

  • O correto seria utilizar luvas.

  • A manipulação dos documentos deve ser feita de forma cuidadosa para evitar danos físicos aos documentos. Essas boas práticas podem ser registradas no Programa de Preservação de Documentos da instituição.

    Gabarito do Professor: certo

  • marquei o errado por não considerar o mais importante 

  • GABARITO: CERTO

    A manipulação dos documentos deve ser feita de forma cuidadosa para evitar danos físicos aos documentos. Essas boas práticas podem ser registradas no Programa de Preservação de Documentos da instituição.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

  • "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":

    O manuseio inadequado dos documentos é um fator de degradação muito freqüente em qualquer tipo de acervo.

    O manuseio abrange todas as ações de tocar no documento, sejam elas durante a higienização pelos funcionários da instituição, na remoção das estantes ou arquivos para uso do pesquisador, nas foto-reproduções, na pesquisa pelo usuário etc.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 22)

  • CERTO

  • Tirado da apostila do professor Elvis Miranda:

    Fatores Biológicos: Referem-se aos seres vivos que, de alguma forma, podem comprometer a qualidade dos documentos arquivados. Podemos destacar vários tipos de insetos (baratas, traças ou cupins, por exemplo), microrganismos (fungos e bactérias), ácaros, ratos, e, principalmente, o ser humano (sim, o ser humano é responsável pelos maiores estragos nos documentos de arquivo).

    (...)

    O ser humano é, normalmente, responsável pelos problemas de conservação de documentos. Em primeiro lugar, por não se atentar aos cuidados que deveria ter ao lidar e guardar os documentos mas, acima de tudo, por ser ele o usuário dos documentos no dia a dia. Na prática, o que mais danifica os documentos é a sua utilização. Afinal, o simples fato de se pegar no papel já faz com que ele venha a se desgastar. Assim, como é o ser humano que utiliza os documentos (e muitas vezes de forma inadequada), ele acaba por ser o principal responsável pela sua má conservação.