-
A idéia básica do modelo de referência OSI é: cada camada é responsável por algum tipo de processamento e cada camada apenas se comunica com a camada imediatamente inferior ou superior (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1349, acessado em 02 de maio de 2011).
-
O modelo de referência OSI não é uma arquitetura de redes, pois não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser utilizados em cada camada. Apenas informa o que cada camada deve fazer.
Cada camada provê serviços para camada superior a ela, EXCETO a camada de aplicação.
Tanenbaum, 4a edição.
-
O modelo de referência OSI é uma arquitetura de redes organizada em camadas em que uma camada inferior provê serviços para
as camadas que estão acima dela
O serviço é provido apenas para a camada imediatamente superior. A afirmação do CESPE está no plural sugerindo que um camada provê serviços para diversas camadas. ERRADO
-
leoh, você está equivocado!
Conforme o colega acima que retirou um trecho do livro do grande "Tanen". Segue uma complementação e a parte em vermelho em que o "Tanen" informa que NÃO É uma ARQUITETURA de REDE.
"O modelo é chamado Modelo de Referência ISO OSI (Open Systems Interconnection), pois ele trata da interconexão de sistemas abertos — ou seja, sistemas que estã o abertos à comunicação com outros sistemas. Para abreviar, vamos denominá-lo simplesmente modelo OSI.
O modelo OSI tem sete camadas. Veja a seguir um resumo dos princípios aplicados para se chegar às sete camadas.
1. Uma camada deve ser criada onde houver necessidade de outro grau de abstração.
2. Cada camada deve executar uma função bem definida.
3. A função de cada camada deve ser escolhida tendo em vista a definição de protocolos padronizados internacionalmente.
4. Os limites de camadas devem ser es colhidos para minimizar o fluxo de informações pelas interfaces.
5. O número de camadas deve ser grande o bastante para que funções distintas não precisem ser desnecessariamente colocadas na mesma camada e pequeno o suficiente para que a arquitetura não se torne difícil de controlar.
Em seguida, discutiremos cada uma da 7 camadas do modelo, começando pela camada inferior. Observe que o modelo OSI propriamente dito não é uma arquitetura de rede, pois não especifica os serviços e os protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer. No entanto, a ISO também produziu padrões para todas as camadas, embora esses padrões não façam parte do próprio modelo de referência. Cada um foi publicado como um padrão internacional distinto.
Redes de Computadores, Tanenbaum, 4a. Ed, página 45 (Tópico 1.4.1 O Modelo de Referência OSI)
-
Colegas, vamos facilitar:
A questão afirma que "O modelo de referência OSI é uma arquitetura de redes organizada em camadas em que uma camada inferior provê serviços para as camadas que estão acima dela"
O Modelo OSI como a própria questão diz, é um modelo. E esse modelo é utilizado como um modelo de referência para a arquitetura TCP/IP, por exemplo. Esta última sim, é uma arquitetura.
Resumindo, está errado dizer que o OSI é uma arquitetura.
-
Está errado em dizer que o OSI é uma arquitetura e está errado em dizer que uma camada inferior provê serviços para as camadas superiores, nessa última parte, deveria ser imediatamente superior, camada física não provê pra camada de aplicação e sim pra camada imediatamente superior a ela ( enlace ).
GAB: ERRADO
-
Concordo com o comentário do colega Marcelo Guimaraes, porém, o Cespe não considera errado o termo "arquitetura de redes", vide outras questões. Exceto quando o examinador realmente quer cobrar este item, ai cabe a nós avaliarmos a questão.
Ao meu ver o erro dessa questão é no trecho:"...uma camada inferior provê serviços para as camadas que estão acima dela..."
"Sendo o certo: "...uma camada inferior provê serviço para A CAMADA que está acima dela..."
-
Tudo é uma questão de meslosquência!
Poderíamos chamar o modelo OSI de uma arquitetura de redes abstrata, servindo como modelo de referência, perfeitamente...
Oras, se a camada 1 provê serviços para a camada 2, e esta por sua vez, para a camada 3...é óbvio que a camada física vai prover serviço para a camada de aplicação...ou alguém consegue enviar um e-mail pelo pensamento?
-
Lembrar: Por definição uma arquitetura é um conjunto de camadas e protocolos, o modelo OSI não tem protocolos mas tem camadas.
Modelo OSI não é uma arquitetura,é um modelo de referência.
-
O melhor comentario eh o de Edileusa.
Está errado em dizer que o OSI é uma arquitetura e está errado em dizer que uma camada inferior provê serviços para as camadas superiores, nessa última parte, deveria ser imediatamente superior, camada física não provê pra camada de aplicação e sim pra camada imediatamente superior a ela (enlace).
Cada camada possui uma interface. Essa interface diz os servicos q a camada disponibiliza 'a camada imediatamente superior. Quem ja programou interfaces vai entender bem o q eu to dizendo. Quem ainda nunca programou com uma interface, raciocine o seguinte: a interacao entre as camadas de transporte e rede(por exemplo) abaixo, as camadas enxergam so a parte verde, e escondem da outra camada a parte vermelho, que n'ao interessa.
A camada de transporte quer apenas enviar um segmento pra baixo por meio do servico de rede chamado de 'receber segmento' (se esse segmento ta grande demais e vai ser fragamentado isso nao lhe interessa); ela quer apenas enviar uma confirmacao pra baixo por meio do servico 'receber confirmacao' da camada de rede(como essa confirmacao vai ser enviada, qual rota ela vai seguir, isso nao lhe interessa).
[APLICACAO]
[APRESENTACAO]
[SESSAO]
(...)
Implementacao interna => UDP, TCP, Segmentos, com/sem conexao, comunicacao fim a fim etc
[TRANSPORTE]
Interface => enviar segmentos, enviar confirmacao, enviar conexao etc...
Interface => Receber segmentos, receber confirmacao, receber conexao etc...
[REDE]
Implementacao interna => Fragmentar segmentos em datagramas IP, enviar ao proximo Roteador etc
(...)
[ENLACE]
[FISICA]
-
IMEDIATAMENTE SUPERIOR
-
CUIDADO!
Q662325
-
Querem me adoecer...
-
cespe 2016:
No que se refere às arquiteturas em camadas das redes de computadores, o objetivo de cada camada é oferecer determinados serviços às camadas superiores, isolando-as dos detalhes de implementação desses serviços.
Isso não é a mesma coisa que essa questão tá dizendo? :/
oferecer determinados serviços às camadas superiores
-
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: POLÍCIA CIENTÍFICA - PE Prova: CESPE - 2016 - POLÍCIA CIENTÍFICA - PE - Perito Criminal - Ciência da Computação
No que se refere às arquiteturas em camadas das redes de computadores, o objetivo de cada camada é
B
oferecer determinados serviços às camadas superiores, isolando-as dos detalhes de implementação desses serviços.
-
errado
provê serviço para A CAMADA e não as camadas. que está acima dela, a imediatamente superior
-
ERRADO
"para as camadas que estão acima dela." = ERRO da questão
Na verdade, é para a camada IMEDIATAMENTE SUPERIOR a ela, e Não para AS camadas acima...
-
Não tem jeito
"Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus
e vaaai"