-
Certa!
Nem sei o que é lignina mas sei que a LUMINOSIDADE é um agente de deteriorização externo que pode desencadear reações físico-químicas que danificam os documentos.
-
Lignina: Complexo que une as fibras celulósicas, aumentando a rigidez da parede celular vegetal, constituindo, juntamente com a celulose, a maior parte da madeira das árvores e arbustos; lenhina, lenhose.
#Sigamos
-
Preciso estudar biologia, urgentemente, para virar tecnico administrativo kkkkkk
-
Certo.
O amarelecimento do papel é sinal de que o documento está em processo de deterioração, pois o papel é feito da madeira, que é composto principalmente de celulose branca. A madeira também tem uma substância escura chamada lignina em grande quantidade, que acaba indo para o papel junto com a celulose. A exposição da lignina ao ar e à luz do sol é o que faz o papel ficar amarelo deteriorando o papel.
-
Sim, deve ser, pq ta bonita a questão
-
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pqp.
"não sei o que é lignina, mas sei que a LUMINOSIDADE é um agente de deterioração externo".
-
meus olhos sangram.. essa prova do IPHAN estava impossível .
-
GABARITO: CERTO
(STM/2011 – UnB/Cespe) Julgue os itens que se seguem, referentes a noções básicas de conservação e preservação de documentos.
A luz, o ar seco, a umidade, o mofo, a poeira e os gases são, a médio e longo prazo, altamente prejudiciais à conservação do acervo documental.
Resposta: CERTO.
A luz causa danos às fibras do papel. O ar seco e a umidade enfraquecem o papel. A umidade provoca mofo. Os poluentes são os principais agentes de deterioração dos acervos.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
A lignina é um componente orgânico que faz parte da estrutura da madeira e que tem como objetivo, juntamente com outras substâncias, de dar rigidez à estrutura.
A incidência direta da luz solar altera a estrutura e causa diversos danos visíveis ao suporte documental, como o enfraquecimento do suporte, cor amarelada, clareamento da tinta, entre outros efeitos, como afirma a questão.
Fonte: Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Biblio-
tecas / Norma Cianflone Cassares e Cláudia Moi. São Paulo:
Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.
Gabarito do professor: certo
-
É prudente evitar ambientes que recebam a luz do sol, pois estragam os documentos.
A luz artificial também pode danificar os documentos com o tempo devido a sua radiação.