SóProvas


ID
2783980
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um sistema de arquivos de um computador com sistema operacional Linux CentOS 7 em sua configuração padrão, o diretório /etc/ contém, predominantemente,

Alternativas
Comentários
  • /etc: 

    Contém arquivos para  a execução de um programa.

  • /usr:  reúne  executáveis,  bibliotecas  e  até  documentação  de  softwares usados  pelos  usuários.

    /lib:  arquivos  de   bibliotecas  essenciais  ao  sistema,  utilizadas  pelos programas  em  /bin, /sbin e  módulos do kernel.

    /etc:  arquivos  necessários  à   configuração  do  sistema.  São  únicos  e necessários para  a  carga

    /tmp:  diretório  de  arquivos  temporários.  Seu  conteúdo  é  apagado  a cada  reboot.

  • Configurações do sistema: /etc

    No diretório /etc ficam arquivos de configuração que podem ser usados por todos os softwares, além de scripts especiais para iniciar ou interromper módulos e programas diversos. É no /etc que se encontra, por exemplo, o arquivo resolv.conf, com uma relação de servidores DNS que podem ser acessados pelo sistema, com os parâmetros necessários para isso.

    Binários executáveis: /bin

    No diretório /bin estão localizados os binários executáveis que podem ser utilizados por qualquer usuário do sistema. São comandos essenciais, usados para trabalhar com arquivos, textos e alguns recursos básicos de rede, como o cpmvping e grep. Se você ainda não conhece esses comandos.

    Binários do sistema: /sbin

    Assim como o /bin, este diretório armazena executáveis, mas com um diferencial: são aplicativos utilizados por administradores de sistema com o propósito de realizar funções de manutenção e outras tarefas semelhantes. Entre os comandos disponíveis estão o ifconfig, para configurar e controlar interfaces de rede TCP/IP, e o fdisk, que permite particionar discos rígidos, por exemplo.

    Arquivos de dispositivos: /dev

    No Linux, tudo é apresentado na forma de arquivos. Ao plugar um pendrive no computador, por exemplo, um arquivo será criado dentro do diretório /dev e ele servirá como interface para acessar ou gerenciar o drive USB. Nesse diretório, você encontra caminhos semelhantes para acessar terminais e qualquer dispositivo conectado ao computador, como o mouse e até modems.

    Arquivos temporários: /tmp

    Arquivos e diretórios criados temporariamente tanto pelo sistema quanto pelos usuários devem ficar nesse diretório. Boa parte deles é apagada sempre que o computador é reiniciado.

    https://canaltech.com.br/linux/entendendo-a-estrutura-de-diretorios-do-linux/