SóProvas


ID
2784403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que segue.


Os elementos da comunicação propostos no modelo mecanicista são a base do processo de comunicação nas organizações, que se amplia à medida que nele sejam considerados aspectos relacionais como, por exemplo, as barreiras, os níveis de análise, as redes, os fluxos, os meios, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

    Os componentes que fazem parte da comunicação foram estudados por Shannnon e Weaver no ano de 1949 (Tomasi e Medeiros, 2007, p. 7), originando assim o modelo mecanicista de comunicação onde podemos apresentá-lo no seguinte gráfico:

    Fonte de informação - transmissor - canal - ruído - receptor - mesangem

    5 Figura 1: Modelo mecanicista da comunicação Fonte: Tomasi e Medeiros, 2007

  • (visão mecanicista) a comunicação organizacional é tida como uma engrenagem, um processo mecânico. Há o entendimento que o mundo da ação social, da interação, se constitui em comportamentos observáveis e tangíveis. Nessa perspectiva é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado.

  • Vamos analisar a questão:

    O modelo mecanicista trata a comunicação como uma função organizacional, e como tal, precisa ser eficaz. De acordo com esse paradigma, é possível mensurar e padronizar o comportamento comunicativo, observando-se as estruturas formais e informais de comunicação. O enfoque não são os aspectos sociais, políticos ou econômicos, mas a busca por resultados práticos, como em uma máquina.

    O sistema de comunicação baseado nesse modelo analisa as barreiras (mecânicas, físicas, semânticas, psicológicas, etc), as formas (orais, escritas, gestual, etc), os níveis (interpessoal, intrapessoal, organizacional e tecnológico), os fluxos (ascendentes, descendentes, horizontal, etc), as redes (formal e informal) e os meios.


    RESPOSTA: CERTO


    Fonte:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.