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ID
2784499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a técnicas de editoração modernas, julgue o item que segue.


A escala gráfico-modular é um conjunto preestabelecido de proporções harmônicas: caso se utilize como referência a sequência de Fibonacci, deve-se começar pelo número 1, sendo cada termo subsequente constituído por um número ímpar, em ordem crescente.

Alternativas
Comentários
  • A escala gráfico-modular é um conjunto preestabelecido de proporções harmônicas: caso se utilize como referência a sequência de Fibonacci, deve-se começar pelo número 1, sendo cada termo subsequente constituído por um número ímpar, em ordem crescente.  ERRADO

     

    A sequência de Fibonacci é uma sucessão de números que obedecem um padrão em que cada elemento subsequente é a soma dos dois anteriores. 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584.

  • Escala gráfica: Referência numérica que permite a fiel representação no papel de um objeto ou edificação, guardando suas proporções e a noção do todo. É representada por dois números, com dois pontos no meio, que indicam a redução ou ampliação feita para se chegar àquele desenho.

     

    Modular: Característica de uma estrutura que é composta por módulos, ou seja, de partes que podem ser separadas.

     

    Fonte: http://www.scuderia.com.br/site/2011/06/dicionario-do-designer/

  • Além da utilização das escalas já existentes, é possível a elaboração de uma nova escala modular para um projeto específico.Porém, a interação entre a razão matemática e a percepção estética, semântica ou funcional é sempre requerida em todos os procedimentos adotados. Pois, os estudos que partem do raciocínio matemático podem ser ajustados ou refeitos, porque o desenho resultante não foi percebido como harmonioso ou funcional.

    Entre as progressões matemáticas, a mais famosa entre as escalas de proporcionalidade é tradicionalmente reconhecida como “sequência de Fibonacci”: 0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377... A denominação dessa sequência é relacionada ao nome do matemático italiano Leonardo Fibonacci também conhecido como Leonardo de Pisa, que viveu no século XII.

    Outras séries de números de Fibonacci podem ser definidas a partir de um determinado valor numérico. Os números da série são obtidos a partir de um número qualquer indicado como inicial da sequência. O número inicial e os subsequentes devem ser multiplicados por 1,61803 (número FI Φ) que, também, é conhecido como “razão áurea”, “número áureo” ou “seção áurea”, porque assim se obtém a sequência numérica.

    Fonte: A TIPOGRAFIA COMO BASE DO PROJETO GRÁFICO-EDITORIAL: Luciano Patrício Souza de Castro e Richard Perassi Luiz de Sousa

  • O planejamento de um projeto gráfico-editorial é composto por sete etapas sequenciais: definição da tipografia, estabelecimento da entrelinha, determinação do módulo, dimensionamento da forma da página e construção da grade (módulos), criação de uma escala modular, representação do diagrama (largura de colunas e margens) e distribuição de textos e imagens para compor a mancha gráfica.

    A escala gráfico-modular é um conjunto preestabelecido de proporções harmônicas e uma combinação da razão matemática (expressa pelas progressões) com percepções estética, semântica e funcional.

    Uma maneira de encontrar razão matemática é por meio do uso de escalas de proporcionalidade, como a sequência de Fibonacci. Essa escala baseia-se na multiplicação de um numero indicado como inicial da sequência pelo número FI – 1,61803398875 – também conhecido como razão áurea ou número áureo.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada. O termo subsequente é crescente mas nem sempre é ímpar, e resulta da multiplicação pelo número FI.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Sousa, Richard Perassi Luiz de, e Castro, Luciano Patrício Souza de. A tipografia como base do projeto gráfico-editorial. XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico.

    - Bringhurst, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. Cosac Naify. 2005.