SóProvas


ID
2785273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura

Com relação à educação patrimonial, julgue o item subsequente.


Os processos educativos da educação patrimonial devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio do diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.

Alternativas
Comentários
  • "Atualmente, a Coordenação de Educação Patrimonial (CEDUC) defende que a Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera ainda que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio do diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de Patrimônio Cultural."

     

    Fonte: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Histórico, conceitos e processos

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf

     

  • quem é mais insuportável o estudante solidário ou o IPHAN?

  • A educação patrimonial pode ser caracterizada como um trabalho constante de obtenção de conhecimento individual e coletivo baseado no Patrimônio Cultural. Tal patrimônio proporciona o contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em múltiplos aspectos, sentidos e significados. De acordo com Grunberg, Horta, Monteiro (s.d, p. 4), o trabalho da educação patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.

    O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, define Educação Patrimonial como a constituição de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.

    Gabarito: Item Certo.

    FONTE:

    GRUNBERG, Evelina; HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico da educação patrimonial. Museu Imperial/Deprom-Iphan-Minc.[s.d]