SóProvas


ID
2785666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social.


Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a frase grifada mostra o erro.

  • Acho que o erro está ao se dizer que o Controle social engloba participação de tomada de decisão do cidadão (= Participação social), visto comentários de colegas:

    O Controle social consiste no poder dos cidadãos para fiscalizar a ação do Estado, exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos. Controle complementar (controle social) visa enxergar o que o institucional (controle externo e interno) não conseguiu pegar.

    Participação social desenvolve o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil, com o objetivo de promover a interação, a divulgação de conteúdos relacionados às políticas públicas 

     

  • Gab. E

     

    O CONTROLE SOCIAL (controle popular) pode ser entendido ainda, como a capacidade que a sociedade civil tem para avaliar, apontar as distorções do sistema descentralizado e participativo da assistência social, bem como propor a defesa dos interesses públicos acerca das políticas, ações de atendimento, orçamentos, entre outros.

  • Indiquem para comentário, pleaseee

  • Poxa, não são quaisquer atividades reinvidicatórias, dessa forma, poderíamos reinvidicar por meios ilícitos, inclusive. Errado, claro! 

  • Controle= FISCALIZAR

  • Não entendi o erro. =/

  • Controle social e participação são coisas diferentes. Enquanto na participação o cidadão pode participar da tomada de decisão (a exemplo de plebiscitos e referendos), no controle, o estado age e o cidadão apenas fiscaliza, controla.

  • Pelo que entendi o errado da questão é: Controle social. Não é o controle, e sim Participação social.

    Participação social: Envolve diálogo entre a Administação e a sociedade com o objetivo de promover a interação.

    Controle social: Consiste no poder dos cidadãos de fiscalizar a ação do Estado.

     

  • Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública.

     

  • Atividade reivindicatória e participação em tomada de decisão de políticas públicas e atos governamentais são formas de participação social, não de controle social:

    "Tanto a participação quanto o controle social são direitos de todos garantidos na Constituição Federal, porém, apesar de estarem relacionadas, são coisas diferentes. A partir da participação social nas políticas públicas, os cidadãos são ouvidos no processo de tomada de decisão dos governantes, contribuindo para que essas políticas atendam ao interesse público. Já a partir do controle social, os cidadãos podem fiscalizar a ação do Estado, exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos. A população verifica, assim, se o poder público está, de fato, atendendo às demandas da sociedade.

    Em resumo: a participação social visa ao diálogo entre a sociedade e o governo no processo decisório das políticas públicas, e o controle social permite que a sociedade fiscalize as ações do governo. "

    Fonte: http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e/participacao-e-controle-social

  • Participação Social -> Sociedade da sugestão às escolhas e decisões do governo. (Exemplo da questão)

    Controle Social -> Sociedade Fiscaliza as realizações do poder público.

  • O CONTROLE SOCIAL pode ser exercido pelos CONSELHOS de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada.

    O cidadão, no exercício do controle social, deve estar atento ao cumprimento dos objetivos das políticas públicas, denunciando possíveis irregularidades encontradas aos diversos órgãos que possuem competência para atuar. Conforme o caso, podem ser contatados órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, os Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União; as Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas; e os Conselhos responsáveis pelo acompanhamento da respectiva política.

    fonte

  • ·        Controle social é o controle que a sociedade exerce sobre o governo (accountability), ou ainda o que as pessoas exercem sobre outras pessoas do grupo.

  • A Participação Social se refere ao envolvimento dos cidadão no processo de tomada de decisão, enquanto o Controle Social representa a prerrogativa dos cidadãos em fiscalizar a ação do Estado.

  • Pelos comentários eu entendi que:

    Participação social = sugestões/escolhas

    Controle social = fiscalização

  • Controle social é acompanhar e NÃO quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão

  • Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias (o controle social visa reivindicar informações ou ações do poder público, mas não são quaisquer reivindicações) ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública (trata-se de participação social, tal como ocorre nas audiências públicas do plano diretor ou mesmo no orçamento participativo).

  • ERRADO