-
Gabarito ERRADO
De acordo com Rousseau e Couture (1998) existem sete funções arquivísticas que são: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão. Estas devem ser abordadas INDEPENDENTEMENTE da idade documental em que se encontram os documentos.
A avaliação é uma atividade interdisciplinar com objetivo de identificar os valores mediatos e imediatos dos documentos para definir os prazos de guarda, o que irá contribuir para a eficiência administrativa e para a preservação do patrimônio documental = valor secundário = permamentes (BERNARDES, 1998).
-
Idade permanente = valor secundário = probatório/histórico
-
Redação confusa! O examinador só queria saber se você lembra que existem dois valores e não apenas o valor primário.
-
Para mim o erro está em afirmar que a forma tradicional ressalta exclusivamente o valor primário. Antigamente os arquivos eram conservados por motivos históricos e não administrativos.
A função arquivística de forma tradicional ressalta exclusivamente o valor secundário do documento.
Alguém mais pensa igual? Ou viajei?
-
Gab. E
Até meados do século XX, os arquivos eram verdadeiros "depósitos de documentos"; havia precária sistemática de organização/ordenação documental e priorizava-se documentos relevantes à história.
A gestão documental propriamente tal qual concebemos é recente e remonta o pós II Guerra Mundial que teve/tem por finalidade lidar com a produção maciça de documentos advindo da produção da ciência e tecnologia.
Dessa forma, podemos até mesmo, a grosso modo, afirmar que a função arquivística tradicional primava o valor secundário do documento.
-------------------------------
Validando o comentário acima com questão:
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: STJ Prova: CESPE - 2015 - STJ - Analista Judiciário - Arquivologia
Julgue o próximo item, referente à gestão de documentos.
Um fator inibidor da implementação de programas de gestão de documentos pela administração pública foi o papel histórico dos arquivos nacionais, que privilegiavam os documentos de caráter histórico permanente. Gab. C
-
Para responder essa questão, é necessário saber os conceitos de valor primário e secundário.
O valor primário é encontrado nos documentos correntes e intermediários, ou seja, nos documentos que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados. Esses documentos possuem características administrativas, fiscais e legais.
O valor secundário é encontrado nos documentos permanentes, que possuem como característica o fato de já terem cumprindo as funções pelas quais foram criados e passaram a ser úteis a partir de outras características, quais sejam: históricas, culturais, probatórias ou informativas.
A forma tradicional ressalta o valor secundário dos documentos. Antigamente, os documentos eram criados essencialmente para fins históricos, e não para servir à administração a partir do seu valor primário (administrativo, fiscal e legal). Em outras palavras, os documentos eram criados para que se pudesse ter um acervo que representasse a história/cultura da instituição.
Gabarito do Professor: ERRADO.