SóProvas


ID
2785783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que segue.


As instituições arquivísticas, como atualmente concebidas, se distanciaram muito do modelo de arquivo do Arquivo Nacional da França, apesar do reconhecimento de sua importância histórica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO (gabarito final)


    Arquivo e a Ciência da Informação no Brasil para o CESPE está em nível de igualdade ao que encontramos no modelo francês !!!!
     

    Esperando o julgamento do recurso (=INDEFERIDO)

    RECURSO - A criação e organização do Arquivo Nacional francês, se deu com o decreto de 25 de junho de 1794, onde ocorreu a reunião de documentos presentes em diversas instituições a fim de assegurar o livre acesso aos arquivos públicos, uma vez, que estes documentos deveriam ser entendidos como propriedade da nação francesa, mas no caso do Brasil, o direito fundamental de acesso à informação, assegurado no art. 5 da Constituição Federal brasileira de 1988, foi inócuo com relação a produção de efeitos referentes a transparência e acesso a documentos e informações públicas, sendo que somente em 1991 com a edição da Lei de Arquivos (Lei 8159/91), ocorreu o primeiro fomento com efeitos reais, ou seja, esta norma instigou medidas materias para a organização do até então denominado “arquivo morto” das instituições públicas Brasileiras, sendo essa uma das primeiras normas que vieram a dar materialiadade a construção do direito a informação previsto desde 1988 na constituição do Brasil.

  • Que provinha sem pé nem cabeça. 

  • essa prova do iphan acaba mais não .....

  • Segundo o artigo "Arquivos e Arquivologia na França e no Brasil: marcos históricos e contextos singulares", em muitos aspectos, o Brasil é considerado tributário da experiência institucional francesa. 

    Fonte: Marques, A. A.C.; Rodrigues, G. M.; Nougaret, C. Arquivos e Arquivologia na França e no Brasil: marcos históricos e contextos singulares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 38, nº 78, 2018. 

    Gabarito do Professor: Errado.
  • Podia ter um filtro "Menos prova do IPHAN"

  • Questão extremamente subjetiva... tem argumento para dizer que sim e para dizer que não...

  • Segundo o artigo "Arquivos e Arquivologia na França e no Brasil: marcos históricos e contextos singulares", em muitos aspectos, o Brasil é considerado tributário da experiência institucional francesa. 

    O Brasil foi influenciado pela frança no aspecto tributário e também no se refere a arquivologia.

    Gab: E

  • Acho que encontrei a fonte dessa questão no livro da Maria Odila...

    "As instituições arquivísticas, como hoje as concebemos, remontam à criação em 1789, do Arquivo Nacional da França, primeiramente como arquivo da Assembleia Nacional e depois transformado, em 24 de junho de 1794, no estabelecimento central dos arquivos do Estado, ao qual foram subordinados os depósitos existentes nas províncias. Nestes depósitos deveriam ser recolhidos os documentos produzidos pelos diferentes níveis da administração pública da França."

    Eu sei que a questão está bem confusa, pois não tem uma contextualização. Mas a partir do trecho de Maria Odila, consegui concluir que a questão refere-se ao Arquivo Nacional da França como um órgão centralizador, que recolhe documentos da administração pública. Se formos pensar nessa lógica, as instituições arquivísticas continuam com essa ideia. Um grande exemplo é o nosso Arquivo Nacional, que recolhe documentos permanentes dos órgãos do poder executivo.

    Não sei se cheguei a alguma conclusão correta, mas pra mim fez um pouco de sentido.

    Fonte: Livro Arquivologia e Ciência da informação (pág 39)