SóProvas


ID
2785789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que segue.


Os arquivos de família foram conceituados e devidamente tratados inicialmente no Manual dos Holandeses, o que possibilitou a criação dos atualmente denominados arquivos pessoais.

Alternativas
Comentários
  • http://www.arquivonacional.gov.br/media/manual_dos_arquivistas.pdf

    Página 17/163

     

    3. Os órgãos administrativos e os empregados de entidades privadas também podem originar um arquivo. Há pessoas jurídicas de direito civil, tais como conventos, hospitais, confrarias, etc., e, hodiernamente, sociedades e associa¬ ções, verbi gratia, a «Companhia para a Exploração das Estradas de Ferro», a «Sociedade Holandesa para o Fomento da .Uidústria», a «Federação do Zuiderzê», a «Sociedade de Nassau-La Lecq», cujos órgãos administrativos ou empregados lavram contratos, re¬ cebem cartas, redigem atas, etc. tudo no âmbito das suas funções, por onde se assemelham às entidades públicas. Às próprias pes¬ soas privadas é dado possuírem arquivos. O negociante, da mesma forma que a Sociedade comercial ou a companhia, dispõe de um arquivo, composto do diário, razão, cartas recebidas, cópias das cartas expedidas, e assim por diante.

     

    No entanto, não abrange o exposto os chamados «arquivos de família». Constituem estes, por via de regra, um aglomerado de papéis e escritos, que os vários membros de determinada família, ou os habitantes de uma casa ou castelo, na qualidade de pessoas privadas ou a títulos diversos, algumas vezes mesmo como colecionadores de curiosidades reuniram e conservaram. Os documentos de um arquivo de família não formam «um todo»; foram, não raro, agrupados segundo os mais estranhos critérios e falta-lhes a conexão orgânica de um arquivo no sentido em que o define o presente Manual. As regras para o arquivo em sua acepção própria, não se aplicam, pois, aos arquivos de família.''

  • Se esse tipo de questão cair no MPU, terei que deixar tudo em branco...rs

     

  • Gabarito: Errado

    O Manual dos Holandeses não tem relação com os arquivos de família.

     

    Em 1898 três arquivistas holandeses, Samuel Muller, Johan Feith e Robert Fruin, publicaram o primeiro texto ocidental sobre teoria arquivística chamado "Manual para a Organização e Descrição dos Arquivos", também conhecido no Brasil como o "Manual dos Holandeses". Produzido pela Associação Holandesa de Arquivistas, ele estabelecia cem regras nas quais os arquivistas deveriam basear o seu trabalho. Notavelmente, dentre essas regras o princípio da preservação da procedência e da ordem original foi argumentado pela primeira vez como uma característica fundamental da organização e descrição arquivística.

     

    Segundo o Manual dos Holandes: "Os documentos de um arquivo de família não formam «um todo»; foram, não raro, agrupados segundo os mais estranhos critérios e falta-lhes a conexão orgânica de um arquivo no sentido em que o define o presente Manual. As regras para o arquivo em sua acepção própria, não se aplicam, pois, aos arquivos de família.''

  • Essa prova de Técnico - Area 4 do IPHAN é para Técnico Arquivista.. Ai o nivel é Hard comparado ao que nós estudamos para os demais cargos!! 

  • questão da prova de nível superior em arquivologia. No Iphan chamam de técnico, mas é nível superior.

  • O Manual dos Holandeses, produzido pela Associação Holandesa de Arquivistas em 1898 e publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1960 pelo Arquivo Nacional, estabelece "cem regras" nas quais os arquivistas devem basear o seu trabalho. Na regra 3, p.19, "Os órgãos administrativos e os empregados de entidades privadas também podem originar um arquivo", entendendo-se o termo "entidade privada" também como arquivos de "famílias" ou "pessoas", ressalta que apesar do reconhecimento dos documentos de arquivos privados [...] "Há pessoas jurídicas de direito civil, tais como conventos, hospitais, confrarias, etc.," .... "cujos órgãos administrativos ou empregados lavram contratos, recebem cartas, redigem atas, etc. tudo no âmbito das suas funções, por onde se assemelham às entidades públicas", não reconhecem os arquivos pessoais com atividades e funções definidas: "No entanto, não abrange o exposto os chamados «arquivos de família». Constituem estes, por via de regra, um aglomerado de papéis e escritos, que os vários membros de determinada família, ou os habitantes de uma casa ou castelo, na qualidade de pessoas privadas ou a títulos diversos, algumas vezes mesmo como colecionadores de curiosidades reuniram e conservaram. Os documentos de um arquivo de família não formam «um todo»; foram, não raro, agrupados segundo os mais estranhos critérios e falta-lhes a conexão orgânica de um arquivo no sentido em que o define o presente Manual. As regras para o arquivo em sua acepção própria, não se aplicam, pois, aos arquivos de família.'' Portanto resposta para essa questão: ERRADO!

  • Questão super difícil. Achei a resposta por acaso no Livro de Maria Odila Fonseca...

    "Os arquivistas holandeses são muito explícitos em sua visão doutrinária a esse respeito quando formulam o princípio de número três:

    Os órgãos administrativos e os empregados de entidades privadas também podem originar um arquivo. (...) No entanto, não abrange o exposto os chamados "arquivos de família". Constituem estes, por via de regra, um aglomerado de papéis e escritos, que os vários membros de determinada família (...) reuniram e conservaram. Os documentos de um arquivo de família não formam "um todo"; foram, não raro, agrupados segundo os mais estranhos critérios e falta-lhes a conexão orgânica de um arquivo no sentido em que o define o presente manual."

    Fonte: Livro Arquivologia e Ciência da Informação

  • O Manual dos Holandeses, ao qual a questão se refere, foi produzido pela Associação Holandesa de Arquivistas. Trata-se de uma série de regras que servem de base para os arquivistas desenvolverem sua profissão. 

    Os arquivos de família são construídos a várias mãos, de forma aleatória, sem organicidade e por isso não são tratados pelo manual, ao contrário do que afirma a questão.

    Gabarito do Professor: ERRADO.




  • Eu já devo ter respondido mais de mil questões de arquivologia desse iphan. Prova infinita!

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

    https://go.hotmart.com/W44743476R

  • prova do iphan é infinita???