SóProvas


ID
2785792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que segue.


Segundo os preceitos da arquivologia pós-moderna, a diplomática adquire grande evidência por promover o estudo de elementos para a garantia da autenticidade dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • A Diplomática fornece os elementos que sustentam a teoria arquivística em seus princípios básicos: o da proveniência; o da organicidade; o da unicidade e o da indivisibilidade/integridade. Ao compreender o documento de dentro para fora, a Diplomática valida a própria essência da Arquivologia, que o considera de fora para dentro, desde antes de sua criação, tomando-o enquanto potencialidade de presunção de prova das funções e atividades da entidade produtora. Nesse sentido, a Diplomática é chave para a compreensão e para a aplicação das bases teóricas da organização dos arquivos.

    Correto.

    Fonte: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/27544

  • Complementando, de acordo com Bellotto (Arquivos Permanentes, pág 52),

    "o objeto da diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico das partes e dos seus caracteres para aquilatar sua autenticidade e fidedignidade".

  • GABARITO: CERTO

    Diplomática – é o estudo de documentos quanto à sua autenticidade (o documento é verdadeiro?) e fidedignidade (possui fé pública?), além da sua estrutura formal.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • A diplomática analisa os elementos que compõem o documento, ou seja, a sua estrutura formal, partindo da espécie documental, a fim de verificar a sua autenticidade.

    Segundo o Manual "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo",

    "Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, sequencialmente:

    1) a sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade;
    2) a datação (datas tópica e cronológica);
    3) a sua origem/proveniência;
    4) a transmissão/tradição documental;
    5) a fixação do texto."
    É válido ressaltar que a análise tipológica também visa verificar a autenticidade do documento, entretanto, também leva em consideração o contexto de produção, as funções e relação entre as atividades institucionais e os documentos. Pode ser entendida como uma evolução da diplomática. 

    Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.

    Gabarito do Professor: CERTO.