-
Gabarito CERTO (observe que a "diplomática moderna", passou focar mais no estudo da espécie documental, ou seja, no estudo da tipologia)
1. Richter (2004, p. 87) afirma que a Diplomática “é a ciência que estuda a estrutura formal dos documentos antigos e contemporâneos e seus caracteres externos (suporte, tinta, sinete, selos, carimbos) e internos (forma documental), com o objetivo primeiro de verificar sua autenticidade e seu valor como fonte histórica”. De acordo com a autora,“atualmente, a diplomática estuda também a tipologia documental” (RICHTER, 2004, p.88).
2. Diplomática CONTEMPORÂNEA (modernos estudos de diplomática), segundo Bellotto “o objeto dos modernos estudos de diplomática é a unidade arquivística elementar (=item documental), porém analisando-a enquanto espécie documental”.
3. Esses estudos servem-se dos aspectos formais da unidade arquivística para definir a natureza jurídica dos atos nela implicados, no que diz respeito tanto à sua produção, quanto a seus efeitos, assim, CONCENTRAM-SE na gênese (=actio+conscriptio), na constituição interna (=série), na transmissão e na relação dos documentos com seu criador e com seu próprio conteúdo, a fim de identificar, avaliar e demonstrar sua verdadeira natureza (Duranti, 1997);
(CS-UFG/UFG/2017) A diplomática contemporânea preconizada por Luciana Durantiapresenta-se como um divisor de águas no conhecimento arquivístico, uma vez que propicia a análise de diferentes documentos, independentemente: da NATUREZA (=documento especial ou especializado);
(UFG/2017) Diplomática contemporânea esta ligada ao estudo dos seguintes aspectos dos documentos
I- Do seu valor;
II- Da classificação;
III- Da série (constituição interna).
Obs.: a DC não análise os documentos enquanto a sua NATUREZA;
-
De acordo com Bellotto:
A diplomática ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notorial.
A tipologia documental é a ampliação da diplomática na direção da gênese documental e de sua contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora
-
Questão
Cabe à diplomática analisar a estrutura formal do documento.
A diplomática analisa mesmo a estrutura interna e formal do documento. Ela busca a autenticidade da estrutura e a finalidade e legitimidade do ato jurídico.
A tipologia documental foca na relação dos elementos documentais com as atividades institucionais / pessoais, ou seja, na sua organicidade e contexto.
Gabarito certo. ✅
-
Analise diplomática: analisa a estrutura formal do documento.
Analise tipológica: analisa o contexto do documento e a sua forma de produção, origem, função, competências e etc.
-
Diplomática: analisa a estrutura formal do documental e tem como objeto a espécie documental, que é analisada de forma isolada.
Tipologia: evolução da diplomática, leva em conta o contexto do documento, e analisa a espécie documental, assim como a diplomática. Entretanto, a análise da espécie é feita em conjunção com a função do documento, ou seja, com o seu contexto, o que forma o tipo documental
RESUMINDO:
A diplomática estuda a espécie isolada.
A tipologia estuda a espécie + função do documento, que forma o tipo documental.
-
O que é diplomática ?
Ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata-se, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo Direito.
Tornam-se esses documentos, por isso mesmo, eivados de fé pública, que lhes garante a legitimidade de disposição e a obrigatoriedade da imposição, bem como a utilização no meio sociopolítico regido por aquele mesmo Direito.
Fonte: Apostila Curso básico de conceitos de arquivologia e técnicas de arquivo - Iracema Marinho - Editora VestCon
Gabarito: CERTO