-
Até o google está com dificuldade nestas palavras, vamos lá:
Escatocolo: Remate ou conclusão final
Precacação: ato ou efeito de rogar; rogativa, súplica, deprecação.
Entendendo estas duas palavras já dá pra deduzir.
Gabarito: Certo
-
hahahhahah Branco.
-
Espero que não seja o mesmo examinador para o MPU.
-
O protocolo final ou escatocolo inicia-se após a corroboração ou cláusulas finais, com:
1) subscrição/assinatura (subscriptio), isto é, a assinatura do emissor/autor do documento ou quem o faça por sua ordem;
2) datação (datatio). É preciso distinguir a data tópica da data cronológica, ou o elemento topográfico do elemento cronológico. A primeira é referente à forma como está designado no documento o local onde ele foi assinado. Aí cabe, muitas vezes, não o nome de uma cidade, e sim a denominação de um palácio, de uma sala ou de um logradouro. Isto deve ser obedecido, sem que se acrescente a cidade na qual estejam situados. A segunda corresponde ao dia, mês e ano;
3) precação (apprecatio), onde, por meio de dois elementos (assinatura de testemunhas e sinais de validação, como carimbos e selos), reitera-se a legalidade do documento. Em algumas variedades de documentos, dá-se uma inversão no escatocolo, isto é, ocorre primeiramente a datação, com seus dois elementos, e, a seguir, o que chamam de validação, aí considerando a subscrição ou as assinaturas e os selos e sinais.
(Fonte: COMO FAZER ANÁLISE DIPLOMÁTICA E ANÁLISE TIPOLÓGICA DE DOCUMENTO DE ARQUIVO, p. 40-41. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2079211/mod_resource/content/1/Diplom%C3%A1tica.pdf).
Sinais de Validação: Os sinais de validação são parte da garantia da autenticidade dos documentos, sejam eles de arquivo ou não. O governo brasileiro adotou recentemente duas medidas de renovação de tais sinais em dois importantes documentos: as novas cédulas de dinheiro (acesse aqui o material do Banco Central) e o novo passaporte, com chip (veja aqui a página da Polícia Federal). Um desses documento é de arquivo e o outro, em princípio, não. (Fonte: http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2011/02/sinais-de-validacao-e-autenticidade.html)
-
nunca nem vi
-
essa deixaria em branco, fato!
-
Alguém sabe me dizer que idioma é esse?
-
q diaxxxu
-
Desse jeito não dá.
-
Sangue de Jesus tem poder!!
-
Sangue de abel!
-
Desconjuro-te Credo !!!
-
ISSO É ARQUIVOLOGIA OU GREGO ROMANO...TA AMARRADO....SAI PRA LA COISA RUIM.
-
La pegunta?
-
Protocolo Final ou Escatocolo
É a parte final do documento. Divide-se em:
a) Subscrição ou assinatura – do autor;
b) Datação: consiste na localização do documento no tempo e espaço (dia, mês, ano, era, às vezes, hora, cidade, vila, tec.). A datação consiste nas datas tópica e cronológica.
c) Precação: constituída por dois elementos:
- assinatura de testemunhas ou a quem foi delegada a execução do ato;
- sinais de validação: selo e carimbos.
-
sangue de Cristo tem poder kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que isso gente
-
q diabo é isso homi
-
Depois de um dia de estudos, estou rindo muito das respostas. Tava precisando, gente!! Bom pra quem acha que Arquivologia é só colocar papel em ordem...
-
A diplomática analisa os elementos formais dos documentos para verificar a sua autenticidade.
O texto do documento é composto de protocolo inicial/protocolo, texto e protocolo final/escatocolo. Cada uma dessas estrutura possui os elementos formais que a diplomática analisa.
Exemplos de elementos do protocolo inicial: titulação e saudação
Exemplos de elementos do texto: preâmbulo e sanção
Exemplos de elementos do protocolo final/escatocolo: datação e precaução.
A questão afirma que a precação (assinaturas e sinais de validação) é encontrada no protocolo final/escatocolo, como visualizado nos exemplos.
Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
mas que diaxo de questão é essa?