-
Gabarito ERRADO (pois os objetos dos museus não adquirem o seu valor museologo no momento de sua criação, uma vez, que somente posteriormente ao seu surgimento alguem/curador declará aquele objeto/item como detentor de valor museologo (=valor inato))
TEORIA
Documentos de arquivo possuem estatuto probatório congênito, o que significa dizer que os documentos de arquivo NASCEM com uma única finalidade que é a de servir administrativamente (ou legal ou fiscal) a entidade, de forma que auxilie as atividades do dia a dia da entidade, sendo que o possível valor secundário que pode advir posteriormente nesse documentos NÃO influência a criação ou desenvolvimento deles;
Caráter congênito dos documentos é o oposto do caráter CONTINGENTE, pois aquele nasce com o documento e o caráter contingente decorre de uma atribuição/construção dada pelo ente declarando objeto como importante (=aquele documento que será de um museu ou de biblioteca, pois alguém disse/atribuiu que assim o seria, por vontade do colecionador);
-
o momento em que os documentos podem se tornar museológicos/históricos seria na fase PERMANENTE. O momento da criação do documento está ligada à fase CORRENTE.
devemos ir pela REGRA:
-documentos tem valor PRIMÁRIO/ ADMINISTRATIVO/FISCAL > FASE CORRENTE/INTERMEDIÁRIA
valor SECUNDÁRIO/HISTÓRICO/CULTURAL/INFORMATIVO > FASE PERMANENTE
-
Objetivo do arquivo: Provar, testemunhar, informar;
Objetivo da biblioteca: Instruir, educar, subsidiar a pesquisa;
Objetivo do museu: Preservar, conservar, entreter.
-
GABARITO: ERRADO.
A definição apresentada é compatível com documentos de arquivo (que são orgânicos), e não com documentos de museu (que são colecionados posteriormente à sua criação).
Carlos Xavier - Estratégia Concursos
-
GABARITO: ERRADO
Museu:
É uma instituição de interesse público, cujo objetivo é a informação e o entretenimento. Os documentos de museus são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Por serem objetos, são caracterizados como “tridimensionais”. Os museus têm finalidades cultural e didática.
Arquivo:
Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo). Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem. Quanto ao suporte, são documentos principalmente textuais. O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.
Objetivo: provar, testemunhar.
Processamento técnico: registro, arranjo, descrição.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Não necessariamente. Eu não sou da área de museologia e não tenho propriedade para falar sobre a criação de seus documentos ou objetos, mas vamos pensar pelo senso comum??
Imaginem ossos de dinossauros dentro de um museu. Eles não foram criados com a ideia de serem objetos museológicos. Tornaram-se museológicos depois.
A mesma coisa acontece com equipamentos de guerra. Na época ninguém criou isso pensando em como iria ficar bonito dentro de um museu. Os materiais foram transferidos para museus anos depois, tendo em vista a importância do acontecimento histórico.
-
Obrigado pelo comentário Mari M