SóProvas


ID
2786005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Um botânico do século XIX coletou uma planta e a depositou em uma coleção (herbário). Com o passar dos anos, o hábitat natural dessa planta foi destruído e ela se tornou extinta na natureza, restando apenas o exemplar de herbário desse botânico. No ano de 2018, outro botânico, ao estudar o material que tinha sido coletado no século XIX, descobriu que a planta era uma espécie nova, a qual ele descreveu oficialmente como uma espécie nova extinta.

A respeito de aspectos normativos e técnicos relacionados à situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.


Caso se pretenda descrever a espécie citada como nova, o exemplar depositado em herbário será considerado um typus.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    Em biologia, o tipo é aquilo que define o nome de um . Dependendo do  aplicado ao organismo em questão, o tipo pode ser uma espécie, cultura, ilustração, descrição ou taxon.

  • R: CERTO

    Atualmente a descrição formal de uma espécie recém-descoberta, geralmente ocorre na forma de um artigo científico. Tem como finalidade dar uma descrição clara de uma nova espécie de organismo e explicar como ele difere de espécies que foram descritas anteriormente ou estão relacionadas. A descrição da espécie, muitas vezes, contém fotografias ou outras ilustrações do material-tipo e refere em que museus foi depositado.

    .

    .

    Para aprofundar o conhecimento em termos que geralmente caem em concursos:

    Segundo o Código Internacional de Nomenclatura Botânica os tipos recebem diferentes nomes de acordo sua modalidade:

    Holótipo do nome de uma espécie é o espécime ou ilustração que o autor designou no momento da descrição dessa espécie. Enquanto o holótipo existir, ele é que fixa o nome da espécie.

    Lectótipo é um espécime ou ilustração designado posteriormente à publicação original, quando seu autor não designou o holótipo, comprovado tratar-se de parte do material original utilizado pelo autor da publicação, mesmo que por ele não tenha sido visto.

    Síntipo é sempre um dos espécimes citados na descrição quando um espécime em particular não foi designado como holótipo.

    Parátipo é um espécime citado na descrição desde que este não seja o holótipo, um síntipo, um lectótipo ou um isótipo.

    Neótipo é um espécime ou ilustração selecionado para servir de tipo quando o holótipo encontra-se desaparecido.

    Localidade tipo é o local onde foi recolhido o holótipo, fixando a população tipo.