SóProvas


ID
2786053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.


É comum a utilização da amostragem estratificada em levantamentos botânicos quando há diferentes fitofisionomias na área de estudo, pois esse método permite dividir uma população em subpopulações homogêneas que passam a ser definidas como estratos.

Alternativas
Comentários
  • R: CORRETA

    Em termos de inventário florestal, a amostragem estratificada será mais eficiente, se a variabilidade dentro de cada estrato for menor que aquela considerando a população toda. (...)

    Ao dividir uma população em estratos homogêneos, pode-se aumentar a precisão do inventário.

    Fonte: Livro Dendrometria e Inventário Florestal, Capítulo 5, Carlos Soares.

  • Frequentemente, existem fatores que podem dividir a população em subpopulações (grupos ou estratos) com tamanhos diferentes e esperamos que as medições de interesse variem entre esses diferentes estratos. Essa situação deve ser considerada quando selecionamos uma amostra para mantermos a representatividade da população. Uma amostra aleatória simples pode não incluir elementos representativos de um ou mais estratos. Neste caso, pode-se realizar uma amostragem estratificada que é obtida simplesmente tomando amostras de cada estrato da população. Quando amostramos uma população com diversos estratos, geralmente requeremos que a proporção em cada estrado da amostra seja a mesma ou semelhante a proporção de cada estrato na população.