SóProvas


ID
2786299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

      Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.

Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).  

Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.


É obrigação do conservador/restaurador realizar intervenções que impeçam outras opções de tratamentos no futuro, com vistas a evitar gastos de mais recursos públicos com a restauração do mesmo bem.

Alternativas
Comentários
  • "É obrigação do conservador-restaurador realizar intervenções que permitam, no futuro, outras opções e/ou futuros tratamentos, não devendo a forma de utilização e os materiais aplicados interferir, sempre que possível, com futuros diagnósticos, tratamentos ou análises."


    Fonte: http://aber.org.br/img/codigo_de_etica_2013.pdf


    GABARITO: ERRADO

  • O restaurador muitas vezes é terceirizado, fica quietinho, não interfere em nada, e ganha muito bem.

  • Pensei assim; por qual motivo o conservador realizaria intervenções que impediria de aplicar, no futuro, outros procedimentos de tratamento? Isso seria inviável para a conservação e manutenção dos arquivos.


    GABARITO: ERRADO

  • CADA UM NO SEU QUADRADO. ORGÃO E RESTAURADOR.

    MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.

  • Pessoal, questão pra um cargo específico. Não levar tão a sério.

    ÁREA 7 REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em conservação e restauração de bens culturais móveis ou nível superior em qualquer área de formação, acrescido de pós-graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

  • . fok a coisa publica..

  • Questão de Português

  • O correto seria: É obrigação do conservador/restaurador realizar intervenções que permitam outras opções de tratamentos no futuro.

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), o PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE diz que todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.

  • POR FAVOR, PEÇO QUE MANTENHAM A VERSÃO ANTIGA

  • Viu IPHAN ÁREA 7? Nem tente fazer as questões

  • O conservador/restaurador não deve intervir no documento pensando que outros tratamentos não podem ser empreendidos. 
    O objetivo da ação desse profissional é fazer com que a informação continue disponível e que o suporte seja mantido o mais perto possível do estágio inicial. Se essa ou futuras intervenções tornarão isso possível, não há motivos para evitar.

    Gabarito do Professor: ERRADO.