-
Certa!
Em si não são mesmo, depende.
Cada acervo requer condições diferentes para preservar os diferentes documentos em diferentes suportes.
Por exemplo, a umidade do ar muito baixa, ar muito seco, contribui para o enfraquecimento do papel.
-
Indiquei para comentário. Achei forçado o argumento da banca.
-
Padrões ...
A faixa segura de umidade relativa é entre 45% e 55%, com variação diária de +/- 5%. · A temperatura deve também estar relacionada com a umidade relativa. · A temperatura ideal para documentos é 20º C, com variação diária de +/- 1º C. · A estabilidade da temperatura e da UR é especialmente importante, e as mudanças bruscas ou constantes são muito danosas.
Fonte : http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf
-
Umidade relativa do ar deteriora sim! Se estiver numa umidade adequada, deteriorará, só que com menor intensidade.
-
Nesse raciocínio, insetos tb não são deterioradores. Só serão decidirem comer as páginas dos documentos...
-
Cespe... Escrotice a gente vê por aqui.
-
Temperatura e umidade relativa do ar são, em si, agentes de deterioração, sim. No entanto, em certos patamares a sua lesividade diminui consideravelmente, mas não deixam de ser agentes de deterioração.
-
O ar, independentemente da temperatura e umidade, sempre estará deteriorando o documento. Caso contrário, bastaria controlá-los, que teríamos arquivos que duram pra sempre. Mas, claro, isso não acontece. O que da pra fazer é reduzir o máximo possível a influência desses fatores, de modo que aumente ao máximo a vida útil de um documento. Logo, ao contrário do que a questão diz, temperatura e umidade, são, por si só, agentes de deterioração, pois ainda não foi encontrado nenhum parâmetro que seja capaz de cessar completamente a deterioração.
-
questões do IPHANito ,nunca acabam!
-
Ah vá..... cespe. Os padrões são estabelecidos na verdade para conservar o máximo possível os documentos, mas é obvio que o ar por si só vai deteriorar os doc...
-
Peçam comentário do professor. Se você marcou errado então você está certo!
-
Quando a questão afirma que tanto a temperatura quanto a umidade relativa do ar não são agentes de deterioração, isso quer dizer que ambas não provocam ações destrutivas no documentos de forma automática, a menos que elas estejam fora dos parâmetros ideais.
O único jeito de estabilizar essa ação destrutiva é controlar o ambiente de forma com que a temperatura e a umidade estejam em um patamar ideal. Esse patamar vai variar de acordo com o suporte documental. Isso quer dizer que o suporte papel fica estável em uma determinada temperatura e umidade relativa, enquanto o papiro ficará estável em outros níveis, por exemplo.
A questão diz que os padrões vão variar de tipologia para tipologia. Entretanto, isso quer dizer que os parâmetros vão variar se estivermos tratando de um Contrato de Aluguel ou de uma Termo de Responsabilidade, por exemplo, o que estaria incorreto. Entretanto, o gabarito foi dado como certo e é preciso que se analise os próximos passos da banca quanto a esse tema.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
whata fuck???????
que po**a é essa??????
o que se passa con esta mierda????
parle tutti mamma mia banca do carvalho????
-
✅Correta.
A umidade IDEAL é entre 45% e 58%. Se passar de 60% é perigoso.
A temperatura deve se manter entre 20° e 22° graus Celsius.
Obs: Elas devem ser adequadas.
Fonte: Estratégia Concursos. Erros? Só avisar!!! Bons estudos!!!
-
Questão bem capciosa que requer o seguinte raciocínio: a umidade relativa do ar e a umidade só serão agentes de deterioração se estiverem em níveis que não os adequados para aquele suporte. Ou seja, estando no nível adequado para aquele suporte, eles não podem ser considerados como agentes de deterioração, uma vez que não irão expor os documentos a nenhum risco.
-
alguém entendeu o porquê de estar certo afirmar que os padrões variam de acordo com a TIPOLOGIA ?