SóProvas


ID
2786380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos ao acondicionamento de acervos de documentos.


O uso do encapsulamento é recomendado para o acondicionamento de papéis ácidos ou de suporte suscetível ao esfarelamento, uma vez que se trata de uma técnica de embalagem muito utilizada para materiais frágeis.

Alternativas
Comentários
  • "Encapsulação


    Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

     

    O método utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espa-ço de 3mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas .A reversibilidade da encapsulação se dá ao momento em que cortam-se as bordas do poliéster para liberar o documento.

     

    A encapsulação pode ser caseira para documentos familiares. O método não é recomendável para fotografias, mas é apropriado para proteger itens efêmeros como flores secas, medas, cabelo, dentre outro. A encapsulação é considerada um dos mais modernos processos de restauração de documentos."

     

    Fonte: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com/2011/04/encapsulacao.html

  • Encapsulamento: Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

    Portanto, trata-se de uma forma de preservação de documentos e não de armazenagem como fala a questão.


    http://terminologiaarquivistica.blogspot.com/2011/04/encapsulacao.html

  • Gabarito errado.


    Para acondiciona(guardar os doc.) é recomendado o uso de caixas, pastas...

  • Conclui-se que não se trata de armazenamento, mas preservação.

  • Técnica de restauração de documento, não de acondicionamento.

    Gab. E

  • Encapsulamento é uma técnica de restauração que consiste em envolver o documento entre duas lâminas (folhas) de poliéster, selando as suas bordas com fita adesiva de duplo revestimento. Esta técnica deve ser empregada em documentos já muito fragilizados, a fim de protegê-lo de elementos ambientais que podem destruir sua estrutura.

    Não é uma técnica muito viável para documentos friáveis, pois o poliéster pode causar reações com elementos do documento, corrompendo as suas informações. Além disso, trata-se de uma técnica de restauração, e não de acondicionamento e armazenamento.

    O ideal é que documentos friáveis sejam acondicionados em pastas ou caixas padrão de arquivo.

    Gabarito do professor: Errado
  • Além de ser uma técnica de preservação e não acondicionamento, esta técnica não é muito recomentada pelo fato de que sua desvantagem é o contato por muito tempo entre o papel e o poliéster pode vir a soltar a tinta do documento.

  • Cuidado com os comentários errados. Encapsulamento não é técnica de preservação. É de RESTAURAÇÃO

  • Atividades para RESTAURAÇÃO:

    -Banho de gelatina

    -Tecido

    -Silking

    -Laminação

    -ENCAPSULAÇÃO

  • Gab. E

    Encapsulamento é diferente de encapsulação

    Encapsulamento: Saymo (2010, p. 89) cita que, "a estratégia [encapsulamento] consiste em preservar, juntamente com o objeto digital, toda a informação, necessária e suficiente para permitir o futuro desenvolvimento de conversores, visualizadores ou emuladores." 

    Obs: Já resolvi questão semelhante a essa e a troca de encapsulação por encapsulamento fez com que a questão se tornasse incorreta. Não tenho agora o link da questão (por isso a importância de resolverem muitas questões!), se continuarem a resolver uma hora ou outra acharão a questão mencionada - e quase garanto que errarão novamente rsr.

    Boa sorte.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Edit: achei outra questão (Q1240151) que valida o comentário, vejam:

    Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFPB Prova: INSTITUTO AOCP - 2019 - UFPB - Arquivista

    A estratégia de Preservação Digital que “consiste em preservar, junto ao objeto digital, toda a informação necessária e suficiente para permitir o futuro desenvolvimento de conversores, visualizadores ou emuladores” é conhecida como: B) encapsulamento.

  • GAB.: ERRADO

    .

    Técnicas de restauração:

    BANHO DE GELATINA: O documento deve ser mergulhado em banho de gelatina ou cola, aumentando sua resistência, sem prejudicar a visibilidade ou flexibilidade e proporcionando a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Esse processo é manual e tem como desvantagem uma maior habilidade do profissional e a possibilidade de ataque por fungos e insetos.

    TECIDO: Método de reparação por meio de folhas de tecidos muito finas, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel aumenta bastante, mas o amido atrai insetos e fungos e impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos. E além disso, ainda reduz a legibilidade e flexibilidade.

    SILKING: Utiliza tecido crepeline ou musseline de seda de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. A legibilidade, flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são pouco prejudicados. Há que se ressaltar que é um método de difícil execução e com matéria-prima cara.

    LAMINAÇÃO: O documento é envolvido com uma folha nas duas faces. Em uma delas, é usado o papel de seda e na outra face, o acetato de celulose. Ele é colocado em uma prensa hidráulica com temperatura entre 145 e 155 graus Celsius.

    Não há perda de legibilidade, nem de flexibilidade.

    Volume do documento é reduzido, mas o peso dobra.

    Aplicação mecanizada é rápida e a matéria-prima de fácil obtenção.

    Laminação manual (laminação com solvente):

    A laminação tem características mais próximas do método ideal de restauração.

    ENCAPSULAÇÃO: Utiliza películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.

  • ERRADO

    Encapsulamento é uma das técnicas de restauração, com o objetivo de recuperar a resistência e flexibilidade do documento.

    Acondicionamento faz parte do arquivamento

    Arquivamento = acondicionamento (embalagem) + armazenamento (mobiliário)

  • Encapsulamento é uma técnica de RESTAURAÇÃO que consiste em envolver o documento entre duas lâminas (folhas) de poliéster, selando as suas bordas com fita adesiva de duplo revestimento. Esta técnica deve ser empregada em documentos já muito fragilizados, a fim de protegê-lo de elementos ambientais que podem destruir sua estrutura.

    Não é uma técnica muito viável para documentos friáveis, pois o poliéster pode causar reações com elementos do documento, corrompendo as suas informações. Além disso, trata-se de uma técnica de restauração, e não de acondicionamento e armazenamento.

    O ideal é que documentos friáveis sejam acondicionados em pastas ou caixas padrão de arquivo.

    Gabarito do professor do Qconcursos. 

  • a estratégia de preservação digital que consiste em preservar junto ao obj digital toda a informação necessária e suficiente para permitir o futuro desenvolvimento de conversores. visualizações ou emulador
  • Tem gente confundindo encapsulamento com encapsulação.

  • ERRADA

    Encapsulação

    Utiliza películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces. A encapsulação é considerada um dos mais modernos processos de restauração de documentos.

  • Restauração>>>> Encapsulação.

    A encapsulação é considerada um dos mais modernos processos de restauração de documentos.

    “Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3 mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.”

    Marilena Leite Paes