SóProvas


ID
2786485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na elaboração de um projeto de restauração de um patrimônio edificado, o escritório de arquitetura, após ter finalizado a etapa de diagnóstico, iniciou desenvolvimento da etapa de proposta de intervenção. Nessa etapa, foram incluídos no projeto executivo alguns elementos novos, antes inexistentes, como paredes de drywall para criação de novos cômodos. Além disso, na especificação técnica, foi prevista a preparação da argamassa de emboço com mistura de cimento, areia e barro. 

A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.


O escritório de arquitetura seguiu corretamente a ordem de execução das etapas necessárias para a elaboração de projeto de restauração, uma vez que a etapa de proposta de intervenção deve ser precedida pela etapa de diagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • Creio que a banca quis explorar o uso da palavra PRECEDIDA.

  • A etapa Proposta de Intervenção subdivide-se em três partes interdependentes, a saber:

    • Estudo Preliminar;

    • Projeto Básico;

    • Projeto Executivo.

    Considerar, no entanto, para elaboração da proposta, todos os estudos desenvolvidos nas etapas anteriores, Identificação e Conhecimento do Bem e Diagnóstico, sem os quais torna-se inviável a concretização da mesma.

    FONTE: Manual de Elaboração de Projeto - Pagina 30.

    Link: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/CadTec1_Manual_de_Elaboracao_de_Projetos_m.pdf

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre projetos de engenharia e arquitetura, especificamente sobre patrimônios edificados.



    Primeiramente é importante conceituar que o ciclo de vida de um projeto trata-se da divisão da gestão do mesmo em etapas pelas quais o mesmo deve passar, do início ao fim.


    Tratando-se de patrimônios edificados, de acordo com o Manual de Elaboração de Projetos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em sua Seção 4:


    "Recomenda-se que o Projeto seja desenvolvido gradualmente, em etapas, possibilitando o acompanhamento, avaliações e orientações por parte dos órgãos competentes, no que diz respeito às suas atribuições. Sabe-se que estas etapas são complementares e interdependentes e, a qualquer momento da elaboração do Projeto, poderão ser revisadas.



    Desta forma, o Projeto de Intervenção no Patrimônio Edificado é constituído pelas seguintes etapas:



    - 1ª Identificação e Conhecimento do Bem;


    - 2ª Diagnóstico;


    - 3ª Proposta de Intervenção, contendo:


                - Estudo Preliminar;


                - Projeto Básico;


                - Projeto Executivo."



    Lembrando que a palavra precedida significa "aquilo que tem origem antes de outra coisa" e/ou "aquilo que ocorreu anteriormente", conclui-se que a assertiva de enunciado está correta, pois a etapa de diagnóstico deve ocorrer antes da proposta de intervenção.



    Gabarito do professor: certo.



    Vale ressaltar que a etapa de diagnóstico é imprescindível para consolidar os dados da etapa de “Identificação e Conhecimento do Bem". De acordo com o Manual do IPHAN citado, a etapa de diagnóstico é composta pelas seguintes atividades: mapeamento de danos; análises do estado de conservação; estudos geotécnicos; ensaios e testes.