SóProvas


ID
2786500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a inspeção de uma edificação histórica, foram identificadas algumas patologias nas paredes de pau a pique da construção, como, por exemplo, perda de material junto à base da parede, fissuramento vertical da superfície e destacamento de parte da parede, próximo ao telhado. 

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


A causa provável das patologias identificadas nas paredes de pau a pique da edificação em questão é a falta de proteção contra a ação das águas das chuvas, que correm sobre as superfícies das paredes, dissolvendo e carreando material, o que causa as fissuras verticais.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar a questão:



    O pau a pique, também denominado por taipa de mão ou taipa de sebe, trata-se de uma antiga técnica construtiva que entrelaçava, utilizando cipós, peças verticais de madeira com peças horizontais de bambu. Na sequência, este tramo/malha tem seus vãos preenchidos por barro (solo argiloso úmido), transformando-se numa parede após secar.


    Devido à retração no processo de secagem, ocasionada pela variação de volume em função da eliminação da água da parede, surgem fissuras. Caso as mesmas não sejam tratadas, a água da chuva dissolve e carreia o material das partes, formando mais fissuras e causando as manifestações patológicas citadas. Portanto, a assertiva do enunciado está correta.



    Gabarito do professor: certo.



    Apesar das fissuras de retração provocarem um aspecto rústico e artesanal, é possível tapá-las com uma mistura de barro e cal ou barro e cimento.