SóProvas


ID
2786503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a inspeção de uma edificação histórica, foram identificadas algumas patologias nas paredes de pau a pique da construção, como, por exemplo, perda de material junto à base da parede, fissuramento vertical da superfície e destacamento de parte da parede, próximo ao telhado. 

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


A intervenção recomendável para sanar o destacamento da parede é a retirada de qualquer revestimento impermeável que impeça a evaporação da umidade, visto que o destacamento decorre de ascensão capilar de água proveniente do solo.

Alternativas
Comentários
  • O revestimento impermeável é o elemento que segura a umidade. A retirada desse elemento só iria piorar a situação.


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Se tirar o revestimento impermeável a coisa fica ainda pior.

  • Essa agua ta subindo alto hein kkkkkk

  • O sistema construtivo de pau a pique é formado por uma parede de solo natural sustentado por uma trama de madeira ou bambu, que garantem o confinamento do solo e a sustentação da parede (ver figura).


    FONTE: Site Eletrônico Casa Abril

    Uma patologia muito frequente neste tipo de estrutura são as fissuras causadas pela expansão e contração do solo graças à umidade. Para efeitos de preservação, são utilizados materiais impermeáveis que impedem o contato da parede com a água, como é o caso das resinas.

    Perceba que a questão cita que a parede já possui uma patologia associada à umidade e que a solução seria retirar os materiais impermeáveis, o que é contraditório. Para atenuar o efeito, deve-se incorporar materiais impermeáveis que protegerão as paredes e não os retirar.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    FONTE:
    OLENDER, Mônica Cristina. A TÉCNICA DO PAU-A-PIQUE: subsídios para a sua preservação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006.


  • capilaridade próximo ao telhado é brincadeira