SóProvas


ID
2786521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que uma viga biapoiada, de seção retangular e simétrica, com carregamento uniformemente distribuído, tenha sido instalada com excentricidade sobre os pilares de apoio, julgue o item subsequente.


A excentricidade altera o valor das reações verticais de apoio da viga e o valor do momento máximo da viga.

Alternativas
Comentários
  • No caso particular de uma viga biapoiada, estrutura isostática, a excentricidade ou distanciamento dos centros de apoio (pilares) não altera o valor das reações verticais, porém altera o valor do momento máximo da viga.

  • Não sei entendi bem, se alguém puder elucidar mais..


    Mas o valor máximo do momento da viga biapoiada depende do carregamento dela quase que inteiramente, não? independente de excentricidade dos apoios, ou estou equivocado? M = ql²/8.. ou seja, variáveis -> carga e vão


    Agora se estivesse analisando o pilar faz mais sentido dizer que a excentricidade da carga de fato altera o momento


  • Victor, a expressão que tu citaste é válida somente para o caso específico de uma viga sob carregamento uniformemente distribuído e biapoiada, sendo esses apoios localizados, necessariamente, em suas extremidades. Ao mudar a configuração dos apoios muda também a expressão a utilizar para determinar o máximo momento fletor. Espero ter ajudado!


    Bons estudos!

  • Nessa questão creio que esteja se referindo a estruturas pré moldadas devido a menção a excentricidade dos apoios que seriam os consoles dos pilares pre moldados. Com isso, em relação a viga, essa excentricidade não influencia em nada as reações de apoio ou momento da viga, mas irá influenciar nos momentos sobre os pilares.

  • 8 EXCENTRICIDADES

    Neste item são apresentadas outras excentricidades além da excentricidade de 2a ordem, que podem ocorrer no dimensionamento dos pilares: excentricidade de 1a ordem, excentricidade acidental e excentricidade devida à fluência. 

    A NBR 6118, na versão de 2003, fez modificações em algumas das metodologias de cálculo das estruturas de Concreto Armado, como também em alguns parâmetros aplicados no dimensionamento e verificação das estruturas. Especial atenção é dada à questão da durabilidade das peças de concreto. Particularmente no caso dos pilares, a norma introduziu várias modificações, como no valor da excentricidade acidental, 

    UNESP, Bauru/SP – Pilares de Concreto Armado

  • A depender da excentricidade vai alterar a estabilidade da estrutura.

    Questão polêmica! Obvio que toda estrutura tem uma excentricidade e que a norma detalha esses valores, representando limites.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento análise estrutural, especificamente sobre vigas biapoiadas.



    O primeiro conceito que devemos ter em mente é o de que a estrutura está em equilíbrio. Desse modo, o somatório de forças externas na direção vertical e horizontal é igual a zero e o somatório de momentos em relação a um ponto qualquer e em rotulas e apoios deve ser nulo. Sendo Fx as forças horizontais, Fy as forças verticais e M os momentos, pode-se escrever matematicamente que:




    Para vigas biapoiadas com vão L e carregamento uniformemente distribuído q, a reação de apoio horizontal é igual a zero e, tendo em vista a simetria da viga, as reações verticais à esquerda (Resq) e à direita (Rdir) possuem o mesmo sentido e intensidade, sendo iguais a:






    Logo, as reações verticais são iguais a metade do produto entre o carregamento uniformemente distribuído e o vão e seu cálculo independe da excentricidade. Desse modo, verifica-se que a excentricidade não altera o valor das reações verticais.


    Por sua vez, lembrando que o momento em um ponto x consiste no produto entre a intensidade de uma força e a distância entre o ponto de aplicação da força e o ponto x, verifica-se que a existência da excentricidade influencia no momento, uma vez que a mesma altera a distância entre a reação de apoio (força) e o ponto de momento máximo, modificando-o.


    Logo, verifica-se que a assertiva do enunciado está errada, pois, apesar de o valor do momento máximo da viga ser alterado por conta da excentricidade, os valores das reações verticais de apoio não se alteram.



    Gabarito do professor: errado.

  • Resumindo:

    A excentricidade mudará em função do Momento, agora em relação ao valor das reações verticais considera-se inalterável.

  • CONSIDERAR SOMENTE A VIGA.