-
14.5.2 Análise linear
Os resultados de uma análise linear são usualmente empregados para a verificação de estados limites de serviço.
Os esforços solicitantes decorrentes de uma análise linear podem servir de base para o dimensionamento dos elementos estruturais no estado limite último, mesmo que esse dimensionamento admita a plastificação dos materiais, desde que se garanta uma dutilidade mínima às peças.
14.5.5 Análise não-linear
Análises não-lineares podem ser adotadas tanto para verificações de estados limites últimos como para verificações de estados limites de serviço.
+++
6118
-
Análise não-linear
Um material de comportamento não-linear é aquele que apresenta uma relação não-linear entre tensões e deformações, ou seja, essa relação não pode ser definida por uma constante.
Análise linear
Este tipo de análise considera os materiais elástico-lineares. A elasticidade de um material está associada à tendência de voltar à configuração inicial, após ter sofrido deformações decorrentes de ações externas, com posterior alívio de carregamento. Além disso, considera-se uma relação linear entre tensões e deformações, dada pelo módulo de elasticidade (E), valor este que é característico de cada material.
-
Segundo a NBR 6118:2003, o objetivo da análise estrutural é determinar os efeitos das ações em uma estrutura, com a finalidade de efetuar verificações de estados limites últimos e de serviço (ELU e ELS).
Essa Norma trouxe inovações significativas para o projeto de estruturas de concreto, inclusive na análise estrutural. Houve um avanço do conhecimento em redistribuição de esforços, via análise linear com redistribuição ou via análise plástica, e sobre não-linearidades do comportamento dos materiais e das estruturas
Fernando Fernandes Fontes e Libânio Miranda Pinheiro --- Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 11, n. 48, p. 117-141, 2009
-
A verificação dos estados limites estabelece que as tensões no concreto não devem:
-Ultrapassar resistência limite (Estado Limite Último - ELU)
-Gerar deformações excessivas (Estado Limite de Serviço - ELS)
De acordo com os itens 14.5.2 e 14.5.5 da NBR 6118/2014: Estruturas de Concreto, admite-se análise linear e não linear para a verificação do ELU e ELS.
A análise linear é a análise levando em conta a geometria da seção de concreto bruta, ou seja, não deformada.Já a análise não linear, diz respeito a geometria deformada.
A questão, portanto, está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Análise linear é uma simplificação que assume o comportamento físico e geometrico como linear. É cada vez mais comum a análise não-linear e já é realidade com os softwares atuais. Portanto, as duas são admitidas pelas normas e, em determinados casos, apenas a análise não-linear é permitida.