SóProvas


ID
2787277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente.


Tema corrente no Brasil desde o século XIX, a diversidade racial da população brasileira seguia como assunto polêmico em 1930, tendo sido debatida por intelectuais importantes desse período, como Oliveira Vianna e Gilberto Freyre.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Francisco José de Oliveira Vianna (1883-1951)

    Jurista, professor, etnólogo, historiador e sociólogo brasileiro nascido em Rio Seco de Saquarema, Estado do Rio de Janeiro, cuja obra sociológica caracteriza-se para subestimar a presença do negro na formação social brasileira. 

    Obras:

    Populações meridionais do Brasil (1922), resultado de longos anos de estudos e pesquisas sobre as questões da formação brasileira.

    Raça e assimilação (1932), um tratado antropológico de imensa repercussão e causou longas e eruditas polêmicas, principalmente porque, defendia a necessidade do caldeamento da raça negra, que julgava indispensável à integração do negro na sociedade universal.

    Gilberto Freyre (1900-1987)

    Sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro. Autor de "Casa Grande & Senzala" que é considerada, uma das obras mais representativa sobre a formação da sociedade brasileira. 

    Focou a questão da miscigenação racial durante o período colonial brasileiro e ousou em explicar a formação social brasileira através da vida nos engenhos, cultivando uma visão romantizada sobre as relação entre os colonizadores e os colonizados. A obra de Gilberto Freyre contrariou muitos interesses da época, porque se opunha à ideia da superioridade racial do branco, tese muito aceita por sociólogos e pensadores de direita. A obra foi estigmatizada e passou muito tempo marginalizada.

  • Gilberto Freyre nasceu em Recife no ano de 1900. Cursou o bacharelado em Artes liberais e especialização em ciências políticas e sociais na Universidade de Baylor nos Estados Unidos. O seu mestrado e doutorado foram feitos na Universidade de Columbia. Foi chefe de gabinete do Governador de Pernambuco ao retornar ao Brasil . Porém, com Revolução de 1930 foi para o exílio político de onde publicou o seu livro Casa Grande e Senzala. Este livro analisa as relações sociais do Brasil Colonial e como estas relações formaram o povo brasileiro do século XX. A miscigenação, segundo Freyre, faria com que a população fosse melhor e mais forte. Esta teoria iria de encontro às teorias puristas e eugênicas presentes nos século XIX e XX. 
    Francisco José Oliveira Viana nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1883. Formou-se bacharel pela Faculdade Nacional de Direito no ano de 1905. Nos anos de 1920 dedicou-se ao ramo da economia e história no Instituto de Fomento e Economia Agrícola e no Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Com a Revolução de 1930, passou a integrar o Governo Provisório de Getúlio Vargas na área trabalhista ajudando na configuração do Ministério do Trabalho e na sua legislação. Oliveira Viana possuía diferentes formações e se debruçou sobre os mais variados assuntos, dentre estes a diversidade racial. Juntamente com outros intelectuais da época defendia que a forte miscigenação conduziria o país a uma degeneração racial e que isso tornaria inviável a chegada ao topo da civilização.

    Inferimos que a questão está correta, uma vez que Gilberto Freyre e Oliveira Viana estudaram sobre a pluralidade racial. O primeiro demonstrou-se favorável a miscigenação e seria o responsável por criar um povo brasileiro mais forte. O segundo acreditava que a miscigenação era uma espécie de degeneração racial e que isso inviabilizaria a consolidação do país como uma nação civilizada. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • GABARITO: CERTO

    Gilberto Freyre era favorável a miscigenação, o que foi responsável por criar um povo brasileiro mais forte. Oliveira Viana dizia que a miscigenação era uma espécie de degeneração racial e que isso impedia a consolidação do Brasil como uma nação civilizada