SóProvas


ID
2787304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.


O ensino da história do Brasil pode contribuir com a perspectiva da educação patrimonial ao tratar das contribuições das diferentes culturas e etnias formadoras do povo brasileiro, em especial das matrizes indígena, africana e europeia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

     

    LDBEN/96

     

    Art. 25, § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.

     

    Bons estudos!

  • Art. 26 LDB

    § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.

  • Pode contribuir, não está especificado isso na Legislação.

  • Marquei que está a errada porque na legislação não fala nada de educação patrimonial. A parte final da alternativa condiz com a lei.
  • O que é educação patrimonial? O Iphan, por meio da Portaria 137/2016, compreende como educação patrimonial os processos educativos formais e não formais - construídos de forma coletiva e dialógica -, que intencionam colaborar com o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural. Nesse entendimento, o patrimônio cultural é apropriado socialmente como um recurso para a compreensão sócio histórica de referências culturais. (fonte CNM)

  • Educação patrimonial é caracterizada por valorizar a cultura patrimonial de um povo. Sendo assim, o ensino de história do Brasil, ao tratar da diversidade cultural, étnica, sem dúvida pode contribuir com a educação patrimonial dentro na nossa perspectiva. Aliás, embora a expressão "educação patrimonial" não esteja expressa no art. 26, p. 4º, da LDB, ela se harmoniza perfeitamente ao citado artigo.

  • § 4o O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre o ensino de história nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996.  O candidato deve julgar a veracidade desta questão.  Vejamos o que dispõe o artigo 26,§ 4º, da referida lei que trata desse dispositivo:

    "Art. 26.(...) § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

    Aprofundando no dispositivo: “A diversidade de matrizes culturais na formação do povo brasileiro faz do ensino da História do Brasil uma programação curricular de singular valor formativo. É precisamente o ensino deste conteúdo que enseja, ao aluno, aprender as relações entre identidade nacional. Pode- se dizer que o saber histórico escolar trabalha, sob o ponto de vista da formação do aluno da educação básica, três conceitos fundamentais: o de fato histórico, o de sujeito histórico e o de tempo histórico. No âmbito desta delimitação, emergem as matrizes indígena, africana e europeia, bases da formação do povo brasileiro.”

    Portanto, a lei trata das matrizes indígena, africana e europeia.

    Referência bibliográfica: CARNEIRO, Moaci Alves . LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo por artigo. Ed 24. Editora- Revista - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

    Gabarito: CERTO

  • A , e, i

    Africana

    Europeia

    Indígena