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ID
2787394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.


O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo.

Alternativas
Comentários
  • A pedagogia da alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar.

    http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36222-pedagogia-da-alternancia

  • educação popular é um método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes.

     A Educação Básica do Campo ou educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo e de cada região.

  • DCN

    Art. 36. A identidade da escola do campo é definida pela vinculação com as questões inerentes à sua realidade, com propostas pedagógicas que contemplam sua diversidade em todos os aspectos, tais como sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.

    Parágrafo único. Formas de organização e metodologias pertinentes à realidade do campo devem ter acolhidas, como a pedagogia da terra, pela qual se busca um trabalho pedagógico fundamentado no princípio da sustentabilidade, para assegurar a preservação da vida das futuras gerações, e a pedagogia da alternância, na qual o estudante participa, concomitante e alternadamente, de dois ambientes/situações de aprendizagem: o escolar e o laboral, supondo parceria educativa, em que ambas as partes são corresponsáveis pelo aprendizado e pela formação do estudante.

  • A Pedagogia da Alternância se fundamenta em pilares que relacionam dialeticamente fins e meios. O primeiro, objetiva a formação integral do homem e da mulher do campo e o desenvolvimento do seu meio (nos âmbitos sociais, econômicos, ambientais e políticos). Já o segundo, através da associação local (comunidade, família, instituições) e a alternância entre os diferentes tempos e espaços buscam metodologias adequadas à realidade em que se produz e reproduz a vida. 

    In: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-3_CHERON-ZANINI-MORETTI-ALINE-MESQUITA-CORR%C3%8AA-CRISTINA-LUISA-BENCKE-VERGUTZ.pdf

  • O povo traz um textão miserável e esquecem de dizer se a questão está certa ou errada. JESUS! RSRSRSRS

  • ERRADO