SóProvas


ID
2788171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de requisitos, julgue o próximo item.


Situação hipotética: Ao efetuar a especificação de requisitos, um analista abrangeu os requisitos de usuário e os de sistema, tendo incluído entre os requisitos de usuário os funcionais e os não funcionais. Assertiva: A especificação realizada pelo analista está correta, pois os requisitos não funcionais podem ser inseridos nos requisitos de usuário.

Alternativas
Comentários
  • Errada. Os requisitos não funcionais devem ser inseridos em requisitos do sistemas, não do usuário.

  • CERTO

    Eu sei que Requisitos de Sistemas podem ser Requisitos Funcionais Detalhados e Requisitos de Usuário podem ser Requisitos Funcionais Abstratos. Agora não sabia que Requisitos de Usuário poderiam ser Não Funcionais, talvez a Banca tenha considerado os Requisitos de Produto(Usabilidade, por exemplo) como Requisitos possíveis aos usuários.

    Todavia isso foi muito estranho e totalmente fora do que é cobrado, se alguém tiver mais informações, coloca para nós aí.

  • Estranho, achei q estava errada, aguardando o Gab Definitivo.

  • Questão realmente passivel de recurso.

    Como disse o amigo João Brito, requisitos funcionais e NÃO FUNCIONAIS, são requisitos de sistemas e não de usuário.


    Sommerville (2008) classifica os requisitos de sistema de software como funcionais, não funcionais e como requisitos de domínio:

    Requisitos funcionais definem as funcionalidades do sistema como deve reagir em condições específicas e como se comportar em determinadas situações. Podem ainda declarar o que o sistema não deve fazer.

    Requisitos não funcionais são restrições sobre serviços ou funções oferecidas pelo sistema. Dentre elas destacam-se restrições de tempo, sobre o processo de desenvolvimento e de padrões. A descrição das restrições complementa a definição de requisitos (PAULA FILHO, 2000).

    Requisitos de domínio são restrições originárias do domínio da aplicação do sistema e refletem características do mesmo. Podem ser requisitos funcionais ou não funcionais.

     

    Fonte: http://www.semeru.com.br/blog/category/requisitos-de-usuario/

  • No próprio artigo postado pelo Clenio informa que os Requisitos de Usuário podem ser não funcionais também:

     

    "Os requisitos de usuários descrevem os requisitos funcionais e não funcionais de forma compreensível pelos usuários do sistema que não têm conhecimentos técnicos detalhados."

     

    Acredito que tanto os Requisitos de Sistema quanto os Requisitos de Usuário podem conter requisitos funcionais e não-funcionais. A diferença é que enquanto os Requisitos de Usuário descrevem as funcionalidades e restrições de forma mais abstrata e compreensível pelos usuários, os Requsitos de Sistema descrevem as funcionalidades e restrições de forma mais detalhada e técnica.

  • Pessoal, 

    A regra é clara, Sommerville também:

    "1. Requisitos de usuário são declarações, em uma linguagem natural com diagramas, de quais serviços são esperados do sistema e as restrições sob as quais ele deve operar.

    ...

    2. Requisitos não funcionais. São restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema..." Griffo meu

    Assim, não resta dúvida a questão está correta.

    Sommerville. Engenharia de software 8ª Edição. pág. 80.

     

  • Quem não tem acesso: --> Certo

  • Pessoal, para quem não entendeu: REQUISITOS DE SISTEMAS são aqueles requisitos que se aplicam ao sistema como um todo. Os requisitos ditos como não funcionais não estão restritos a esse tipo de requisito.

  • Também desconhecia que requisitos não funcionais também poderiam entrar na classificação de requisitos de usuário.

    Segue um trecho de uma fonte que encontrei...

     

    na descrição de requisitos de usuário pode ser suficiente capturar a intenção e depois, na especificação de requisitos de sistema, transformar essa intenção em um requisito mensurável, adicionando a ele um critério de ajuste. É muito comum que, neste processo, um requisito não funcional de usuário dê origem a vários requisitos não funcionais de sistema.

     

    Fonte: Engenharia de Requisitos - Ricardo de Almeida Falbo - 2012

  • Apenas exemplificando um caso real em que isso pode acontecer. O usuário final do sistema pode falar que o sistema final precisa suportar 1.000 acessos simultâneos. Esse é um requisito não-funcional, que foi declarado pelo stakeholder como algo esperado. Então, sim, requisitos não funcionais podem ser requisitos de usuário.

  • ·        Requisitos de Usuário: São requisitos com alto nível de abstração e poucos detalhes, feitos para serem lidos por pessoas leigas, podem ser Funcionais e Não Funcionais.