SóProvas


ID
2788276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca da abordagem relacional, da normalização e do SGBD, entre outros conceitos relativos a banco de dados, julgue o item a seguir.


Uma relação está na quarta forma normal (4FN) quando o conteúdo do registro não pode ser mais reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado.

Alternativas
Comentários
  • Uma relação está na quinta forma normal (5FN) (errado: 4FN) quando o conteúdo do registro não pode ser mais reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado. 

  • 5FN

    Uma variável de relação R está em 5FN - também chamada de dependência formal de projeção-junção (FN/PJ) - se e somente toda dependência de junção não trivial* que vale para R é implicada pelas chaves candidatas de R. Date

     

    4FN

    Dependência multivalorada (DMV - multi-valued dependecy). Date

     

     

    Gab Errado

     

    Fonte: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/formas_normais-jpg

  • Relação 4 FN – Dependência Multivalorada. Uma relação está em 4a Forma Normal (4FN) se, e somente se, estiver na 3FN e não contiver dependências multivaloradas.

     

    Relação 5 FN – JUNÇÃO. Existem relações que não podem ser decompostas em duas projeções sem perda, mas podem ser decompostas em três ou mais. Estas relações podem ser descritas como “decomponível n” (n>2) (Date). Esta limitação é denominada dependência de junção (DJ).

    Uma relação R está na 5FN, também chamada de forma normalizada de projeção-junção (PJ/NF) se, e somente se, toda dependência de junção em R for consequência de chaves candidatas de R.

  • 2014

    A dependência de junção (DJ) está associada à quinta forma normal (5FN), é indicada por DJ (R1,R2,R3,...,Rn) e especificada no esquema de relação R. Além disso, determina uma restrição sobre os estados de R, indicando que cada estado válido de R deve apresentar uma decomposição de junção não aditiva para R1,R2,R3,...,Rn.

    certa

    2014

    Qual forma normal se baseia no conceito de dependência multivalorada?

     a) Forma Normal de Boyce-Codd

     b) Primeira Forma Normal

     c) Segunda Forma Normal

     d) Terceira Forma Normal

     e) Quarta Forma Normal

  • - Primeira Forma Normal (1FN): O objetivo é retirar os atributos ou grupos repetitivos. Uma tabela está na 1FN se, e somente se, todos os valores dos atributos forem atômicos (indivisíveis), ISTO É, NÃO DEVEM EXISTIR ATRIBUTOS MULTIVALORADOS ou compostos. Cada campo de uma tabela precisa conter somente um único tipo de dado, e cada parcela de dado deve ser armazenada em somente um lugar. Essa exigência é conhecida como atomicidade de dados. Na 1FN, há a eliminação das tabelas aninhadas, ou seja, tabelas dentro de tabelas. 

    Segunda Forma Normal (2FN): A 2FN é baseada no conceito de dependência funcional total. O objetivo é separar as dependências parciais. Uma tabela está na 2FN se, e somente se, estiver na 1FN e cada atributo não-chave for dependente da chave primária (ou candidata) inteira, isto é, não devem existir dependências parciais. Em outras palavras, todas as colunas devem ter dependência funcional com a totalidade de cada chave candidata e, não apenas, com parte dela.

    Terceira Forma Normal (3FN): O objetivo é eliminar dependências transitivas. Uma tabela está na 3FN se, e somente se, estiver na 2FN e cada atributo não-chave NÃO POSSUIR DEPENDÊNCIA TRANSITIVA PARA CADA CHAVE CANDIDATA.

    Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC): Uma tabela está na FNBC se, e somente se, estiver na 3FN e, para cada dependência x -> y, X deverá ser uma superchave, isto é, todo determinante é uma chave candidataToda tabela que esteja na FNBC está na 3FNmas nem toda tabela na 3FN está na FNBC.

    Quarta Forma Normal (4FN): Se baseia no conceito de dependência multivalorada. Uma relação está na 4FN se, e somente se, estiver na 3FN e não contiver dependências multivaloradas.

    Quinta Forma Normal (5FN)Se baseia no conceito de dependência de junção (DJ). Uma tabela está na 5FN se, e somente se, estiver na 4FN e não existirem dependências de junções. Uma relação está na 5FN quando o conteúdo do registro não pode ser mais reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado.

  • Na verdade, nem é a 4FN nem a 5FN.

    É uma situação em que ainda não está na 5FN.

    Se estivesse na 5FN, o conteúdo do registro poderia ser reconstruído (efetuar join) a partir de outros registros menores extraídos desse registro considerado.

  • Gabarito: ERRADO

    1 FN = SIM P/ ATOMICIDADE E SOMENTE DADOS MONOVALORADOS

    2 FN = SIM P/ DEPENDÊNCIA TOTAL ÀS PK

    3 FN = NÃO P/ DEPENDÊNCIA TRANSITIVA ENTRE Ñ PK

    4 FN = NÃO P/ LTIPLOS FATOS MULTIVALORADOS

    5 FN = NÃO PARA JUNÇÕES

    .

    Dá pra pensar em algo assim:

    AMO A DT QUE NÃO TRANSITA QUE MUNDO JUNTO

    Fonte: Colegas do QC

  • Uma relação está na quinta forma normal 5FN, quando o seu conteúdo do

    registro não puder ser reconstruído (junção) a partir de outros registros

    menores, extraídos do registro principal. Ou seja, se ao particionar um registro,

    e sua junção posterior não conseguir recuperar as informações contidas no

    registro original, então este registro está na 5FN.

    Gabarito: Errado.

  • 4FN se refere a dependencia multivalorada